Geral Toledo

Sonhos e desafios: ex-alunos do Colégio Estadual Galdino de Lima abrem cartas enterradas em cápsula do tempo, há 10 anos

No ano de 2011, um grupo da 8ª série do ensino fundamental do Colégio Estadual Galdino de Lima, em Toledo, participou de um projeto especial junto com a professora Cladesnei Estefânia Schneider.

Por Da Redação

08/11/2023 às 16:12:35 - Atualizado há

No ano de 2011, um grupo da 8ª série do ensino fundamental do Colégio Estadual Galdino de Lima, em Toledo, participou de um projeto especial junto com a professora Cladesnei Estefânia Schneider.

Eles enterraram cartas contendo sonhos, metas e outros itens em um baú, com a intenção de marcar um momento único em suas vidas. Agora, em novembro de 2023, essa cápsula do tempo foi finalmente aberta, permitindo que os alunos revisitassem os anseios daquela época.

A professora Cladesnei Estefânia Schneider explicou a motivação por trás do projeto. "Desenvolvemos um trabalho para melhorar a perspectiva de vida deles, então foi passado um filme, textos e nós conversamos muito sobre isso, com o intuito de incentivar sonhos e incentivar a qualidade de vida neles. Então nós pensamos, como vamos ser daqui a 10 anos? Por que não fazemos uma cápsula do tempo para marcar isso".

As cartas foram escritas em sala de aula, mas a professora ampliou a atividade para que os alunos encerrassem cada um a seu tempo. "Como é um processo introspectivo, elas terminaram em casa e lá na casa deles, cada um poderia colocar dentro da carta o que quisesse, a carta não tinha tamanho, ela podia ser pequena, grande, gigante, era o que coubesse dentro da caixa. Uma caixa que seria a cápsula do tempo, que a gente embalaria, depois lacraria e deixaria guardada na escola por todo esse tempo com a Sandra, que é a profissional responsável que trabalha na biblioteca, na Secretaria e que tem esse contato com todos esses alunos e familiares".

A cápsula do tempo estava programada para ser aberta em dezembro de 2021, mas devido à pandemia, a abertura só pôde ocorrer neste ano.

As reações dos alunos foram variadas, como conta a professora. "Grande parte do que eles escreveram não deu certo. Uma queria ir para o Canadá, não foi. Uma não queria filhos e teve filhos. Então, aqueles que estavam presentes, muitos assim, o que estava escrito ali na carta, não foi o que aconteceu. Mas aí faltaram muitos alunos. Nós temos alunos que moram em outras cidades e não conseguiram vir buscar suas cartas. Agora é o momento dois. Depois da abertura da Cápsula do Tempo, nós nos reuniremos, daí eu vou entregar a carta de um por um e a gente vai fazer esse contato".

Cladesnei Schneider complementa que uma situação em particular é muito desafiadora para ela. "Inclusive, um dos meus grandes desafios vai ser entregar uma carta para os pais de um aluno meu que faleceu e eu não sabia. Eu fiquei sabendo na hora, foi um susto e uma tristeza assim bem grande".

A abertura da cápsula do tempo não apenas trouxe surpresas e reflexões sobre os sonhos e metas dos alunos, mas também criou um espaço para reencontros e memórias, destacando a importância da educação e do acompanhamento dos professores ao longo da jornada educacional de seus alunos.

Este evento certamente deixará uma marca duradoura na comunidade escolar do Colégio Estadual Galdino de Lima.

Fonte: Toledo News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo