Geral Últimas Notícias

Finados: saiba o que abre e o que fecha no feriado desta quinta-feira (2)

Por Brasil de Fato

01/11/2023 às 06:50:28 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O feriado de Finados, 2 de novembro, cai numa quinta-feira neste ano. Por isso, muitos serviços terão horário de funcionamento especial não só no próprio dia 2, como também na sexta-feira, dia 3. O feriado é nacional.

Como é praxe, serviços essenciais, como os de urgência e emergência em saúde, mantêm o funcionamento. Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Sistema Único de Saúde (SUS) e centros de atendimento em urgência e emergência nas redes privadas de saúde vão estar abertas.

As farmácias podem ou não funcionar, dependendo da localidade. Em algumas cidades são feitas escalas de plantão ou revezamento (com apenas algumas drogarias abertas). É preciso confirmar caso a caso.

Os sistemas públicos de transporte geralmente adotam esquemas diferenciados de funcionamento nos feriados. O mais comum é que sejam adotadas as escalas, itinerários e frequências dos domingos. A organização do sistema público de transporte cabe às autoridades locais.

Agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público em todo o país nesta quinta. Como alternativa, poderão ser usados canais digitais (como sites e aplicativos) e os terminais de autoatendimento (caixas eletrônicos). Na sexta-feira haverá expediente normal. Quem tiver contas ou boletos com data de vencimento em 2 de novembro poderá pagar no dia 3, sem multa.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que as agências estarão fechadas na quinta-feira, mas terão atendimento normal na sexta. Os cidadãos com serviços agendados podem acessar o site Meu INSS para confirmar as datas.

Os Correios também terão agências fechadas nesta quinta, retomando o atendimento normal na sexta. Na quinta os entregadores não vão às ruas, mas as encomendas serão entregues na sexta ou no sábado. Os Correios oferecem a Central de Atendimento durante todo o dia no feriado, no site e por telefone. Os números são: 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

No setor de educação, a situação varia. Em algumas unidades de ensino, as aulas são suspensas tanto no feriado quanto no dia seguinte. Em outras, porém, a sexta-feira é dia letivo normal. A determinação cabe a cada secretaria de ensino e às direções das instituições.

O funcionamento do comércio, inclusive de shoppings centers, varia muito, dependendo da localidade. O funcionamento ou não das lojas depende de negociações com os sindicatos de lojistas e trabalhadores do setor. Antes de sair de casa é preciso checar qual a regra na sua cidade.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo