Geral NESTE SÁBADO

Umuarama é uma das três cidades do Paraná a realizar o Dia Internacional da Animação

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais.

Por Da Redação

27/10/2023 às 12:06:06 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma mostra de curtas-metragens de animação nacionais e internacionais. As exibições acontecem em várias cidades de norte a sul do Brasil e no Paraná apenas três cidades conquistaram o direito à participação: Araucária, União da Vitória e Umuarama.

O evento será no próximo sábado (28), das 19h às 21h30, no anfiteatro da UniAlfa, sob a coordenação da Fundação Cultural de Umuarama (FCU), Marcos Vaz Produções e UniAlfa, com entrada franca.

Segundo o cartunista Marcos Vaz, autor do personagem Umuaraminha [símbolo oficial do município], em 2023 a Mostra comemora 20 anos. "A primeira edição foi em 2004 no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a exibição de 'Planeta Terra', filme coletivo de 1986 codirigido por 30 animadores. Desde então, as exibições foram alcançando mais cidades em diferentes lugares do país, chegando hoje a mais de 100 cidades brasileiras. E tivemos a honra de termos sido uma das escolhidas", comentou.

O secretário de Cultura, Vânio Pressinatte, destaca que neste ano foram inscritos 180 curtas-metragens de animação de vários estados brasileiros. "Destes, foram selecionados pelo júri 12 filmes para a Mostra Nacional (classificação indicativa 14 anos) e oito para a Mostra Infantil (classificação indicativa Livre). Já a Mostra Internacional (classificação indicativa 12 anos) foi montada com cinco filmes vindos da Inglaterra, Argentina, Austrália e Canadá", detalha.

Já o diretor-geral da UniAlfa, Dorival Marcos Rodrigues, indica que no Brasil o evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura.

"Uma das grandes características do Dia Internacional da Animação é a exibição dos filmes em locais com realidades diversas. Os mesmos curtas são exibidos em grandes centros e também em muitas cidades do interior onde não há salas de cinema. Para nós, da UniAlfa, é realmente um momento muito especial poder sediar este evento que promove a cultura", declarou.

A ORIGEM

O dia 28 de outubro foi escolhido como Dia Internacional da Animação devido ao fato de que Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, em 1892, exibindo o filme Pauvre Pierrot [Pobre Pierrô], no Museu Grévin, em Paris (França).

Inspirada nesse fato, em 2002 a Asifa (Associação Internacional do Filme de Animação) lançou a comemoração, contando com diferentes grupos internacionais filiados em mais de 30 países (Estados Unidos, França, Portugal, Coreia do Sul, Egito, Austrália e Japão, entre outros, também celebram a data).

MOSTRA NACIONAL

Os filmes que compõem a Mostra Nacional do evento são 'Azul Royal', do diretor Carlos Hardt de Curitiba, 'Ciranda Feiticeira', de Lula Gonzaga e Tiago Delácio, de Olinda (PE), Pressure, de Che MaMarcheti, de São Paulo (SP), 'Plástico Bolha', de Toni Soares, do Rio de Janeiro (RJ), 'Diamantes de Acayaca', de Fernanda Roque e Francisco Franco, de Juiz de Fora (MG), 'Egrégora', de Etienne Tavares, de São Paulo (SP), 'Estela, A Menina Maraguá, de Sofy Mazaro, de Campinas (SP), 'Lucineia', de Luah Garcia, de Teresópolis (RJ), 'Finde', de Helena Coelho e Rebeca Nigri, do Rio de Janeiro (RJ), 'Terça, Bar & Bebidas', de Beatriz Filizola e Emilli Assis, de Niterói (RJ), 'Metamorfose', de Gabrieu Algusto, de Belo Horizonte (MG), e 'Carcinização', de Denis Souza, de Pelotas (RS).

MOSTRA INFANTIL

A Mostra Infantil traz 'Tardes no Escarafuncha', de Fernando Ferreira Garróz, de Franca (SP), 'Flores da Macambira', com direção de crianças e adolescentes da Comunidade de Macambira (RN) e de Vitória (ES), 'Contos Mirabolantes', de Andrei Miralha e Petrônio Medeiros, de Ananindeua (PA), 'Palavras Mágicas', de Carlon Hardt, de Curitiba, 'Lucineia', de Luah Garcia, de Teresópolis (RJ), 'Os Macurus', de Julia Vellutini & Mateus de Jesus, de São Paulo (SP), 'Memórias da Infância', realização de adolescentes de Ribeirão Vermelho (MG) e Vitória (ES), e 'Anacleto, o Balão', de Carol Sakura e Walkir Fernandes, de Curitiba.

MOSTRA INTERNACIONAL

Já a Mostra Internacional traz "Take Rabbit', de Peter Peake, da Inglaterra, 'Las Peripecias de Sir Percival, de Becho Lo Bianco, Mariano Bergara e Javier Mrad, da Argentina, 'Forgotten', de Mawrgan Shaw, Austrália/Canadá, "Anna Spud', de Ed Foster, da Inglaterra, e 'Viaje a Marte', de Juan Pablo Zaramella, da Argentina.

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo