Geral Notícias

"Não foi possível frear o trem", diz Rumo após mortes em Curitiba

Em menos de três horas, Curitiba registrou duas mortes causadas por atropelamento de trens na manhã desta terça-feira (24).

Por Da Redação

24/10/2023 às 17:38:26 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Em menos de três horas, Curitiba registrou duas mortes causadas por atropelamento de trens na manhã desta terça-feira (24). A primeira ocorrência foi no bairro Boqueirão e a segunda, no Cajuru.

Em nota, a concessionária Rumo Logística lamentou os dois casos ocorridos na manhã desta terça-feira: “Ao avistar a movimentação das pessoas, os maquinistas realizaram todos os procedimentos de emergência, mas não foi possível frear o trem nas duas ocorrências. Imediatamente, a concessionária acionou equipes de emergência para prestar socorro às vítimas”.

O atropelamento no Boqueirão aconteceu por volta das 8h20. Um homem de aproximadamente 30 anos foi socorrida ainda no local, mas não resistiu aos ferimentos.

Veja também:

No bairro Cajuru, uma idosa de 79 anos tentou atravessar a linha férrea quando foi atropelada próximo à rua Leonardo Gelisnki. A vítima também não resistiu e morreu no local.

As causas dos acidentes devem ser investigadas. A Rumo, companhia ferroviária responsável pelos trens, afirmou que disponibiliza dicas de segurança para pedestres e motoristas. Veja a nota na íntegra:

“A concessionária lamenta profundamente os dois atropelamentos que ocorreram na manhã de hoje (24) em Curitiba (PR). Em ambos os casos os pedestres caminhavam sobre os trilhos. Ao avistar a movimentação das pessoas, os maquinistas realizaram todos os procedimentos de emergência, mas não foi possível frear o trem nas duas ocorrências. Imediatamente, a concessionária acionou equipes de emergência para prestar socorro às vítimas.

A empresa disponibiliza em seus canais oficiais de comunicação dicas de segurança para um trânsito mais seguro para pedestres e motoristas. Entre as orientações, a Rumo reforça que durante a passagem da composição pelo perímetro urbano do município é fundamental redobrar os cuidados e não adotar práticas que colocam em risco a vida – tentar atravessar entre os vagões parados ou em movimento, por exemplo. Nem sempre o maquinista consegue visualizar situações em que pessoas se colocam em perigo, em razão do tamanho das composições. O acesso a área operacional é restrito aos profissionais do setor”.

Confira dicas de segurança:

Motoristas:

  • Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;
  • Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
  • Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;
  • Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Pedestres:

  • Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.
  • Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento;
  • Nunca caminhe sobre os trilhos é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia;
  • Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que colocam a vida em risco.

Fonte: Massa News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo