Geral Destaque

PF descobre rede de espionagem da ABIN que teria rastreado mais de 1.800 pessoas

PF descobre rede de espionagem da ABIN que teria rastreado mais de 1.

Por Da Redação

21/10/2023 às 02:08:38 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet
PF descobre rede de espionagem da ABIN que teria rastreado mais de 1.800 pessoas Boca no Trombone

A Casa Civil da Presidência da República anunciou, na noite desta sexta-feira (20), a demissão dos servidores Eduardo Izycki e Rodrigo Colli da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Os desligamentos foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), assinadas pelo ministro Rui Costa.

Pela manhã, a Polícia Federal deflagrou a Operação Última Milha, com o objetivo de investigar o uso indevido, justamente pelos dois servidores da Abin, de um sistema de geolocalização de dispositivos móveis, sem a devida autorização judicial durante o governo de Jair Bolsonaro.

Ambos foram presos na Operação, que incluiu o cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão em diversos estados. As medidas judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, o sistema de geolocalização utilizado pela Abin é um “software intrusivo na infraestrutura crítica de telefonia brasileira. A rede de telefonia teria sido invadida reiteradas vezes, com a utilização do serviço adquirido com recursos públicos”.

Os servidores da Abin teriam espionado mais de 1.800 pessoas, dentre elas jornalistas, políticos, advogados, adversários do governo Bolsonaro e até o ministro Alexandre de Moraes.

Leia também: Em meio a forte crise econômica, argentinos escolhem novo presidente no domingo (22)

The post PF descobre rede de espionagem da ABIN que teria rastreado mais de 1.800 pessoas first appeared on Boca no Trombone.

Fonte: BNT Online
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo