Grande Curitiba Cultura & Eventos

Servidoras públicas da Prefeitura participam de evento da Campanha Outubro Rosa

COM ASSESSORIAS – Na tarde de ontem (19) a prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, proporcionou um evento sobre a campanha Outubro Rosa e ações de prevenção ao câncer, com o propósito de incentivar a procura pelo autocuidado.

Por Da Redação

20/10/2023 às 16:04:49 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

COM ASSESSORIAS – Na tarde de ontem (19) a prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, proporcionou um evento sobre a campanha Outubro Rosa e ações de prevenção ao câncer, com o propósito de incentivar a procura pelo autocuidado. Aconteceram duas palestras para as servidoras de diversas secretarias municipais.

A primera a falar foi Tatiana Mariane de Almeida, diretora do Departamento da Proteção Social Especial, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Com o tema "Uma cor, minha história", ela contou sua história e como enfrenta o câncer pelo qual está passando neste momento. "Tem todo o processo do diagnóstico, depois o processo de negação – algo que me influenciou muito a dar mais valor à vida, às pessoas em minha volta. A gente tem muito a agradecer, mas esquece”, destacou durante seu seu depoimento.

Por meio de uma dinâmica, o segundo momento foi conduzido por Gisele Nadalini, empreendedora local. Utilizando balões, a palestrante quis demonstrar a importância do amor próprio para as mulheres presentes. “A mensagem dessa dinâmica é mostrar que vocês são importantes, não deixem que os outros estourem o seu balão”, aconselhou. Compareceram no evento o prefeito Maurício Rivabem, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Márcia Botelho, e a secretária municipal de Saúde, Danielle Fedalto.

Prevenção – O recado para as mulheres é a importância de realizar exames como a mamografia, o autoexame nas mamas e o Papanicolau, também conhecido como preventivo. Eles são importantes para prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero. Criado no início do século XX pelo patologista grego Georges Papanicolaou, com esse exame é possível detectar mudanças nas células do colo do útero. Indolor e rápido, o preventivo pode ser agendado e realizado nas Unidades Básicas de Saúde do município, por profissionais capacitados, e deve ser realizado periodicamente, a fim de reduzir a mortalidade. O mesmo vale para a mamografia, agende pela Saúde Municipal. Já o autoexame, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), deve ser feito uma vez por mês, pela própria mulher, preferencialmente após o período menstrual. Recomenda-se que a mulher fique atenta a qualquer mudança nas mamas na sua vida diária.

A campanha – O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.

Ao longo deste mês o município recebe diversos eventos para ampliar e fortalecer ainda mais a conscientização sobre os tipos de câncer que as mulheres podem ter. Confira a programação completa aqui.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo