Economia cidade de Guamiranga

III Encontro de Mulheres Rurais fortalece e incentiva empreendedoras

Por Karina Ludvichak

20/10/2023 às 08:01:26 - Atualizado há


Buscando fortalecer e incentivar as empreendedoras do campo, Guamiranga promoveu, na última terça-feira (17), o III Encontro de Mulheres Rurais. O evento, organizado pela Comissão de Mulheres da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) do município e Secretaria de Agricultura, aconteceu no Centro de Treinamento de Agricultores, reunindo mais de 200 participantes.


Durante o encontro, foram abordados diversos temas voltados aos desafios enfrentados pelas mulheres que assumem papeis de liderança neste ramo. Sirlei Benetti, jornalista e comunicadora, mediou o evento, abrindo o ciclo de palestras falando sobre o protagonismo feminino.


Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura de Guamiranga, conta que o Encontro foi criado em 2021, "mas este trabalho vem sendo construído desde 2014 e 2015 e busca fazer com que a mulher seja vista, seja ouvida, que ela não seja somente uma ajudante na propriedade, mas que ela faça parte de todo esse legado e planejamento, organizando o espaço", acrescentou.


A secretária explica que o encontro não é apenas um momento de união e reflexão, "é um trabalho metodológico também, então, por trás disso, há um planejamento. Não é um trabalho isolado. É um trabalho idealizado com várias mulheres, líderes nos espaços onde elas estão. Cito aqui algo muito bacana, que é a Comissão de Mulheres da FAEP, que são as coordenadoras do nosso município. Então elas já estão em um espaço de governança, de liderança", destaca Cristiane a respeito do protagonismo feminino, onde as mulheres assumem papel de liderança em suas propriedades ou associações voltadas para a produção rural.


Cristiane observa, também, que 80% da economia de Guamiranga vêm da agricultura e que apesar das mulheres estarem ocupando novos espaços, trabalhar neste ramo ainda traz muitos desafios. Ela conta que por ocupar um cargo de liderança, busca sempre incentivar as mulheres a seguir seus sonhos. "Tenha respeito no lugar onde você está. Aqui é somente uma passagem. Isso passa, tem data para terminar, mas o legado que a gente deixa é para a vida toda. Então esse legado caminha comigo há muitos anos. A gente também incentiva outras mulheres de que, sim, ela é capaz de estar à frente de uma associação, estar à frente de uma cooperativa, liderando a comunidade, encabeçando processos inovadores, porque ela é capaz e ela pode chegar onde ela quiser", finaliza a secretária.


Marcelo Leite, prefeito de Guamiranga, conta que a gestão busca sempre incentivar o pequeno agricultor e que o Encontro ajuda a fortalecer o movimento feminino na ocupação de papeis de governança, tanto em cargos públicos quanto no setor privado ou em pequenas propriedades. "Isso ai faz a diferença. Todos trabalham unidos por um propósito. Essas famílias rurais têm o apoio da Secretaria da Agricultura. A gestão dá esse apoio e oportunidades para mulheres que trabalham no campo".


Andréa Batista, empreendedora e membro da Associação de Mulheres Rurais de Guamiranga, fala que o evento é importante para reforçar a autonomia feminina no campo e que, apesar dos desafios, devem seguir seus objetivos. "Nós, mulheres, somos suficientes. Não precisamos ter medo. Podemos chegar aonde a gente quiser. Através do nosso serviço nós podemos tocar a nossa lavoura, a nossa casa, a nossa chácara. Nós, mulheres rurais, não temos que nos envergonhar por dizer que moramos no campo. E mostrar que o podemos mudar, que podemos ser sustentáveis através da nosso serviço do campo onde moramos.


Durante o encontro, a empreendedora rural Franciele de Mattos Siqueira, diretora da Associação de Mulheres Rurais de Guamiranga, falou sobre a sucessão familiar e os desafios enfrentados pelas mulheres dentro do campo. "Ainda há um certo preconceito da parte masculina, de que a gente talvez não consiga. Esse é o pensamento de muitos. Mas esse é o momento da gente ter pulso firme, olhar para frente e mostrar para o que veio ao mundo. Mostrar que a mulher também pode liderar", finalizou Franciele.


Após as palestras e debates, os participantes puderam aproveitar um agradável café da tarde, em um ambiente decorado com elementos que remetem ao campo e trabalho rural. Ao final, também foi feito o sorteio de diversos prêmios.

Fotos: Reprodução WhatsApp

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo