Geral Toledo

Rede de apoio, protagonismo capacidade técnica são os saldos positivos do projeto Danças Urbanas

Os resultados obtidos pelos dançarinos de Toledo que foram campeões em cincocategorias diferentes da etapa Universal Dance México, vão além de troféus, medalhas e reconhecimento.

Por Da Redação

14/10/2023 às 13:12:09 - Atualizado há

Os resultados obtidos pelos dançarinos de Toledo que foram campeões em cinco
categorias diferentes da etapa Universal Dance México, vão além de troféus, medalhas e reconhecimento. O grupo de oito dançarinos que fazem parte da 5E, trazem consigo uma bagagem cheia de novas vivências, solidariedade, compromisso e muito aprendizado.

O projeto Danças Urbanas: Um Intercâmbio Cultural nasceu em 2021, quando houve um edital de chamamento público da Itaipu Binacional para ações esportivas e culturais voltadas a instituições sem fins lucrativos. O projeto foi aprovado na chamada e foi executado em 2022 com um orçamento de cinqüenta mil reais pela Associação de Hip Hop e Fórum de Dança com a finalidade de realizar três ações: Participação na Etapa Brasil do Universal Dance; Oficinas Artísticas e Culturais; Apresentação de Espetáculo em Cascavel. Em 2023, o projeto retornou com mais corpo e capacidade de execução, aumentando seu orçamento e seu objetivo: Competir na etapa Mundial do Universal Dance, que aconteceu em setembro em Cancún no México.

TREINO E DEDICAÇÃO

A equipe escalada para competir treinou desde o início de 2023 para a nova etapa, mesmo sem saber ainda se o projeto receberia novo apoio financeiro para seguir em viagem para a competição. Foram meses de dedicação e treinos diários no Centro Olímpico Arnoldo Bohen em Toledo, até que agosto/23 receberam o retorno positivo da Itaipu Binacional, com patrocínio completo para a segunda edição do projeto Danças Urbanas.

DESAFIO

Além dos treinos e preparações para viagem o grupo enfrentou um novo desafio: O trâmite para concessão de Visto para o México, que ficou mais burocrático desde o início de 2023, foi um dos empasses do projeto. A Cia de Dança 5E e a Associação de Hip Hop receberam uma carta de apoio do MinC - Ministério da Cultura, além do apoio do Deputado Welter, Câmara de Vereadores de Toledo e Secretarias da Cultura, da Educação e do Esporte de Toledo. Esses apoios foram fundamentais para que o projeto seguisse adiante e a equipe pudesse acessar o país para representar Toledo e o Brasil.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Marli Gonçalves, a Marli do Esporte, acompanha o grupo e as ações sociais e artísticas, desde sua institucionalização e foi ma das apoiadoras através da Secretaria de Educação, tornando possível uma parceria para aulas em atendimento a mais de 200 crianças em escolas municipais de Toledo. "Tive o prazer de ajudar esses jovens na fundação da Associação de Hip Hop e hoje é um orgulho ver onde eles chegaram" afirma a secretária de educação Marli Gonçalves.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS - SECRETARIA DE CULTURA

Para a secretária de cultura Rosselane Giordani que recebeu os dançarinos na nova sede da secretaria, na Biblioteca Municipal de Toledo, o grupo se tornou uma referência: "Hoje a 5E tem autonomia para realizar seus projetos e é referência para outros grupos e cias da cidade e da região quando o assunto é produção, gestão e captação de recursos para projetos". Para a assessora de comunicação e gestora cultural do projeto Mariana Gouveia que também esteve presente na receptação, "Todos os apoios financeiros, institucionais e das pessoas no geral foram fundamentais para que o grupo seguisse adiante e a equipe pudesse acessar o México para representar Toledo e o Brasil" observa.

PARCEIROS INSTITUCIONAIS - SECRETARIA DE ESPORTES

O grupo recebeu a visita do Secretário de Esportes e Lazer de Toledo, Eudes Luiz Dellanol. A Secretaria apoia o projeto com cessão de espaço para treinos e ajudou ainda no transporte do grupo para São Paulo no início de setembro, quando precisaram de deslocar até a embaixada mexicana para conseguir o visto de acesso ao país.

RECONHECIMENTO

A presidente da Associação de Hip Hop, a Sra Maria Ramos, junto com a produtora, professora e coreógrafa do grupo Fernanda Fetter, foram recebidas no gabinete do prefeito de Toledo, Sr. Beto Lunitti, acompanhados da Secretaria de Cultura, de dançarinos campeões e do pai de um dos dançarinos do grupo. O momento registra o reconhecimento do município ao grupo 5E, que em mais de 15 anos de atuação na cidade, faz a diferença no ensino e valorização de danças urbanas. O reconhecimento se estende também à Associação de Hip Hop, que através de uma organização da sociedade civil composta com membros diversos como dançarinos, alunos, professores, mães, pais e familiares dos participantes, têm conseguido desde sua fundação em 2016, abrir portas aos jovens e crianças de Toledo, através de projetos sociais que trabalham a arte e a cultura hip hop.

MOÇÃO DE APLAUSO

O projeto recebeu moção de aplausos da Câmara de Vereadores de Toledo proposta pelo vereador Gabriel Baierle e assinado por diversos outros vereadores, em reconhecimento ao projeto, que levou orgulhou Toledo com conquista de 5 primeiros lugares, dois segundos lugares e premiação especial "Embaixador Brasil", concedido à equipe com as maiores pontuações de cada país. 

PATROCÍNIO SEGMENTADO

Além do patrocínio da Itaipu Binacional, o projeto também contou com o apoio da Chronic, marca nacional do segmento de Street Wear e da água Sferriê. Esses patrocínios com marcas e empresas reconhecidas mostram que o hip hop também tem espaço e agrega valor quando o assunto é marketing cultural. Apoios locais com lojas, empresas e nomes reconhecidos da arte de Toledo como Os Amadores Cia de Teatro e Isaac Arte Urbana, completam a lista.

APOIO MIDIÁTICO

O projeto recebeu ampla cobertura de mídia em Toledo e região. O portal Toledo News foi um dos parceiros do projeto, mas a imprensa no geral de jornal, rádio e televisão, além do portal oficial do município, fizeram questão de abrir espaço para noticiar o projeto e registrar as conquistas do grupo.

REDE DE APOIO INTERNACIONAL

Nem sempre as ajudas ao projeto são financeiras, muitas vezes a solidariedade das pessoas fazem mais do que a diferença e são fundamentais para o projeto. O Danças Urbanas contou com uma rede de apoio internacional com a representante de hotelaria Tabata Mendes, brasileira que mora e trabalha em Cancun e o motorista mexicano Sr. Gregório, que fez todo o deslocamento do grupo de forma voluntária, além de comemorar com eles a conquista dos títulos.

NÍVEL TÉCNICO

Além das apresentações, os participantes do Universal Dance tem a oportunidade de participar de cursos e workshops com dançarinos e coreógrafos de várias partes do mundo, o que eleva o nível técnico de todos eles e possibilitam que as aulas e coreografias montadas em Toledo, evoluam cada vez mais. Fernanda Fetter, professora e coreógrafa, foi convidada a ser embaixadora do Universal Dance no Brasil, pelas excelentes campanhas que desempenha com seu grupo. "Para nós é sempre um desafio e uma oportunidade de aprendizado e troca, além disso, esse movimento inspira os alunos e dançarinos a seguirem nas artes, a exemplo disso temos nosso ex aluno Felipe Soares que participou conosco de várias edições do Universal Dance e hoje está estudando dança na Federal do Rio Grande do Sul" - completa Fetter.

FUTURO

Danças Urbanas encerra sua segunda etapa com muitos saldos positivos, além de uma equipe fortalecida e pronta para os próximos desafios. A 5E com o suporte da Associação de Hip Hop pretende seguir para Córdoba na Argentina na Etapa Sulamericana da Competição, além de seguir com seu calendário anual de eventos, realizando a segunda Mostra de Hip Hop de Toledo.

COMO POSSO AJUDAR?

Além da doação e contribuição de qualquer valor com a campanha solidária através do link: https://apoia.se/dancasurbanas2023 ou via PIX pela chave - CNPJ: 27465985/0001-87 - ASSOCIAÇÃO DE HIP-HOP E FÓRUM DE DANÇA, é possível ajudar participando das rifas e eventos promovidos pela instituição. 

Se você é empresário local e gostaria de apoiar ou patrocinar o projeto com contrapartidas de marketing cultural, também é possível. Acompanhe e compartilhe os conteúdos da Campanha Solidária pelo Instagram @ah2t.hiphop

Fonte: Toledo News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania