Geral Ponta Grossa

Após denúncia, CREA-PR faz vistoria em obra que derrubou parede de residência em bairro de PG

Por BNT Online

10/10/2023 às 23:37:28 - Atualizado há

Após a denúncia do portal BNT, de que um desmoronamento em uma obra causou uma ruptura da parede de uma residência no Cará Cará, o CREA-PR fez uma vistoria no local.

A residência prejudicada teve ruptura da parede de uma residência, após um desmoronamento por conta de chuvas, e apresentava sérios riscos aos moradores do local. Segundo o morador prejudicado, o problema começou quando uma construção ao lado de seu terreno se iniciou, afetando a fundação e causando o deslizamento de terra que danificou a parede da casa.

O CREA-PR vistoriou o local e emitiu uma nota em que diz que abrirá um processo para averiguar a situação. Leia:

Na tarde de segunda-feira, dia 09/10, a equipe do Crea-PR esteve no local, acompanhada do proprietário da obra, engenheiro da empresa responsável e dos peritos contratados pelo proprietário.

Foi realizada fiscalização na obra do barracão pré-fabricado e também a fiscalização do sinistro. Com a retirada de terra para nivelar o terreno e com as chuvas fortes do final de semana, residências vizinhas sofreram avarias como queda de parede e queda de muros. Uma quarta edificação está com os muros dos fundos e laterais trincadas e com risco de queda, descreve a Agente de Fiscalização Eng. Civ. Sandra Mara França Herrera.

A gerente regional do Crea-PR, Engenheira Agrônoma, Ana Paula Afinovicz, explica que nos acidentes em obras ou serviços que envolvem a engenharia, é apurada a conduta dos profissionais responsáveis técnicos. "Abrimos um processo administrativo, embasamos com laudos e pareceres de outros órgãos que também estiveram no local. Esses documentos servem, para apurar se houve negligência, imperícia ou imprudência por parte dos profissionais".

As apurações são encaminhadas para as Câmaras Especializadas do Conselho, que são instâncias deliberativas. Se houver entendimento que houve uma possível falha por parte do profissional, o mesmo poderá responder por um processo de averiguação de conduta ética. Dentre as penas previstas estão a advertência reservada, censura pública, suspensão ou cancelamento do registro, conforme o caso.


Fonte: BNT Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo