Grande Curitiba Geral

Defesa Civil presta atendimentos durante todo final de semana devido às fortes chuvas

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, pela Defesa Civil do município, traz um boletim, até o momento, das ocorrências do último final de semana devido às fortes chuvas e rajadas de vento que acometeram a cidade.

Por Da Redação

09/10/2023 às 13:26:49 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Campo Largo, pela Defesa Civil do município, traz um boletim, até o momento, das ocorrências do último final de semana devido às fortes chuvas e rajadas de vento que acometeram a cidade.

Uma força-tarefa foi planejada para a contenção das muitas atividades que aconteceram em vários bairros do município, com apoio de todas as secretarias municipais que estão de plantão para atendimentos de ocorrências e divergências.

O diretor de Operações da Defesa Civil Municipal, Maicon de Lima Soares, explica que o trabalho é coordenado e realizado por agentes de toda a Prefeitura, inclusive ações de plantão. “O foco é a contenção efetiva e a prevenção de pontos já diagnosticados vulneráveis. Contamos com o suporte das secretarias de Ordem Pública, Meio Ambiente, Obras Viárias, dentre outras, e apoio na sinalização e bloqueios por parte do DepTran. Os cidadãos estão bem informados e sabem que podem contar com nossa estrutura organizada para qualquer eventualidade de maior proporção de vítimas”, destaca o diretor.

Desde o último sábado (07), a Defesa Civil contabilizou e atendeu as seguintes ocorrências:
08/10 – Deslizamento e interdição parcial da via marginal da BR-277 (viaduto Prefeito Marcelo Puppi – Vila São Luiz – Cercadinho): Necessidade de intervenção da Secretaria de Obras Viárias para liberação da pista.
08/10 – Interdição total da Rua José Rompkowski, trecho que liga o bairro Dona Fina à rodovia da BR-277 – justificativa: inundação do Rio Passaúna – trecho com 70 cm de altura e com correnteza.
08/10 – Bairro Itaqui: Informação de destelhamento, atingindo pessoas em antiga fábrica abandonada. No local, somente foi constatado o destelhamento, sem vítimas.
08/10 – Bairro Novo Horizonte (área de invasão próxima a rio): Alagamento de terreno, mas não atingiu a residência.
08/10 – Parque da Lagoa: Nível de água já atingiu a pista de caminhada, não sendo possível a utilização por frequentadores.
08/10 – Bairro Itaqui de Cima: Inundação na Estrada Fábrica das Tintas. Nível da água próximo das residências, mas nenhuma alagada.
09/10 às 00h50 – Atendimento em Bateias: Alagamento, mas não atingiu residências, somente terrenos.

A equipe do DepTran prestou assistência até às 2h da madrugada desta segunda-feira (09) e atende vários chamados de possíveis deslizamentos de terra. Junto à Defesa Civil, os agentes percorrem toda a cidade fazendo vistorias a residências, principalmente nos locais que apresentam mais vulnerabilidade, como encostas, barrancos e áreas próximas de mananciais.

Locais em auxílio – Bairro Campina apresenta interdição de via, barrancos desenvolvidos e árvore na estrada próxima à ponte do Rio Verde. Secretaria de Meio Ambiente já foi acionada. Na Ferraria, a Rua Ambrózio Cruzara está interditada por risco de deslizamento de terra (mais para o final da via). No bairro Itaqui de Cima a Estrada Fábrica das Tintas está inundada, porém as residências ainda não foram atingidas (em observação).

No interior muitos locais estão interditados e alagados, como em São Silvestre, onde o Rio Açungui, que corta toda a região, está enchendo e transbordando pelas vias locais.

Três cavalos estavam ilhados e foram resgatados com apoio do Corpo de Bombeiros no bairro Itaqui, no final da Rua Maria Joezina Ferreira.

Nas regiões de Campo do Meio e Meline há casas que estão em atendimento por alagamento. As pessoas ainda não estão desabrigadas, mas há duas famílias desalojadas (temporariamente), nos bairos Cercadinho e Dona Fina. Contudo, através da rede de apoio e do suporte do Comitê Cidade Resiliente, as escolas e ginásios estão preparados para o caso de desabrigados.

Comitê – Campo Largo retomou o Comitê Cidade Resiliente que é composto por mais de 100 membros de diferentes esferas da Administração Pública, com suporte da Defesa Civil do Estado do Paraná, justamente para planejar e efetivar uma rede de apoio operante e ágil para contingenciamento de catástrofes e desastres naturais. Todas as secretarias estão envolvidas e as reuniões são periódicas – a cada 15 dias – para atualização de informações e dados.

Atenção – As pessoas que residem em áreas de risco também precisam ter atenção redobrada e observar rachaduras ou movimentos de terra e paredes, diferentes. Caso aconteça, é preciso deixar a residência imediatamente e ligar para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros ou, ainda, para a Guarda Municipal.

Serviço:

Defesa Civil: 199 ou (41) 99833-8888 / Corpo de Bombeiros: 193
Guarda Municipal: (41) 3291-5153

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo