Geral Destaque

Trabalhadores da VCG contestam falta de transparência em votação sobre imposto sindical para a categoria

Trabalhadores da VCG contestam falta de transparência em votação sobre imposto sindical para a categoria Boca no TromboneO Sintropas PG convocou todos os trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG) a participarem da assembleia geral organizada pelo sindicato, que está prevista para a próxima terça-feira (10), das 8h às 18h, em todos os terminais da cidade e na sede da VCG.

Por Da Redação

06/10/2023 às 22:58:45 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet
Trabalhadores da VCG contestam falta de transparência em votação sobre imposto sindical para a categoria Boca no Trombone

O Sintropas PG convocou todos os trabalhadores da Viação Campos Gerais (VCG) a participarem da assembleia geral organizada pelo sindicato, que está prevista para a próxima terça-feira (10), das 8h às 18h, em todos os terminais da cidade e na sede da VCG.

Na pauta, estará em votação a autorização para implementar a "contribuição negocial" a ser descontada dos salários dos trabalhadores beneficiados pela entidade. Porém, trabalhadores enviaram reclamações ao portal BNT devido a falta de transparência do Sintropas na discussão sobre uma das pautas principais: a contribuição sindical negocial, o antigo imposto sindical, para a categoria.

Os funcionários contestam que não houve debate sobre a proposta. "O sindicato não ouviu os trabalhadores, não debateu as pautas do acordo coletivo. A categoria está votando sem saber as propostas", disse um membro. Além disso, os funcionários da VCG dizem que não sabem questões básicas, como de quanto será o desconto da folha salarial, caso o imposto venha a ser cobrado

Os trabalhadores ainda alegam que a assembleia foi adiantada em um mês, sendo que geralmente acontecia em novembro. "Nas assembleias anteriores, o Sindicato reunia a categoria para falar das propostas, nesta simplesmente foi adiantada a votação e não vai haver o debate", reclama.

Proibição

O Senado Federal aprovou no dia 3 uma lei que proíbe os sindicatos de exigirem o pagamento da contribuição sindical sem a autorização do empregado. De acordo com a lei, mesmo que seja filiado, o sindicato depende da aprovação individual de cada trabalhador para realizar a cobrança. A advogada Eliane Tramontin, especialista em Direito do Trabalho, explica sobre a contribuição sindical:

Fonte: BNT Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo