Geral Política

VÍDEO: Oposição critica dança erótica em evento da Saúde; ministério se pronuncia

Uma apresentação de dança em evento do Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 5, é alvo de críticas de opositores do governo Lula.

Por Da Redação

06/10/2023 às 16:55:43 - Atualizado há

Uma apresentação de dança em evento do Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 5, é alvo de críticas de opositores do governo Lula. O vídeo gravado no 1º Encontro de Mobilização da Promoção da Saúde no Brasil mostra uma pessoa cantando uma música e outra fazendo uma dança erótica no centro do palco, enquanto os participantes aplaudem da plateia.

Oposição critica dança erótica em evento da Saúde; ministério se pronuncia. Foto: Reprodução

O encontro é realizado pelo Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde da Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Teve início na quarta-feira, 4, e vai até esta sexta-feira, 6. O objetivo é apoiar a implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), com o compartilhamento de ideias e experiências, ampliação do diálogo, estímulo à gestão participativa e construção da agenda de territorialização da promoção da saúde no País.

Após as críticas da oposição e a repercussão do caso nesta sexta-feira, 6, o Ministério da Saúde afirmou que a apresentação “surpreendeu pela coreografia inapropriada”. “O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.”

A imagem é compartilhada nas redes sociais nesta sexta-feira por parlamentares da oposição. O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou que “o cupim identitário está corroendo o governo por dentro”. “Chocante como a ideologia contaminou o governo do PT!!! É um seminário de Atenção Primaria do Ministério da Saúde!!! Atenção primária é isso aí?”, disse o senador no X (antigo Twitter).

A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) compartilhou uma publicação com o vídeo, acompanhada do texto: “Estão com pressa em destruir o Brasil”.

O deputado federal e pré-candidato a Prefeito de São Paulo, Kim Kataguiri (União-SP), compartilhou o vídeo da dança e afirmou que o PT faz “obscenidades com o nosso dinheiro”. O Movimento Brasil Livre (MBL), grupo político ao qual o parlamentar faz parte, também questionou sobre o custo do evento e a relação com a dança.

O ex-ministro da Saúde do governo Bolsonaro, Marcelo Queiroga, relembrou a criação da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS). “Vejam em que se transformou os eventos da SAPS sob a gestão dessa gente! Isso é só o começo”, disse.

O ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) classificou a situação como “inacreditável”. “Agora temos até dança pornográfica do ‘batem c*’ em evento oficial do Ministério da Saúde.”

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) compartilhou o vídeo do evento. “Aí eu te pergunto, o que isso tem a ver com saúde?”, questionou nas redes sociais.

Leia a nota do Ministério da Saúde sobre a dança erótica na íntegra

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde promoveu o 1º Encontro de Mobilização para a Promoção da Saúde no Brasil (Em Prosa). O objetivo do evento é apoiar a implementação e a gestão participativa da Política Nacional de Promoção da Saúde a partir do compartilhamento de experiências e da ampliação do diálogo entre gestores e trabalhadores de diferentes estados, com momentos dedicados à diversidade cultural.

A programação contou com a participação de sete grupos artísticos nos seus intervalos. Uma das apresentações surpreendeu pela coreografia inapropriada.

O Ministério da Saúde lamenta pelo episódio isolado, que não reflete a política da Secretaria e nem os propósitos do debate sobre a promoção à saúde realizados no encontro, e adotará medidas para que não aconteça novamente.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo