Geral ta sabendo

Mostra de Teatro pare Crianças vai até domingo em Curitiba; confira as atrações

A alegria e o sorriso do teatro vão tomar conta de Curitiba neste mês.

Por Da Redação

28/09/2023 às 15:25:59 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

A presidente da Associação, Fátima Ortiz, comenta sobre a importância da mostra que é uma forma de encontrar-se com as crianças, com as famílias, com os artistas e educadores, além de ser uma aposta na abertura do campo sensível e imaginativo da experiência estética e do fazer poético. "A terceira mostra ATINJ traz espetáculos para as crianças e familiares e escolas, espetáculos premiados e realizados por grupos comprometidos com este ofício há bastante tempo. O teatro é transformador, envolve as crianças na fantasia e propicia reflexões sensíveis. Aproximar o público infantil do teatro é uma nobre missão. A variedade temática das peças desenvolve nas crianças o gosto pela arte e pelo teatro". E completa: "Nossas expectativas são sempre as melhores. O evento brinda o público com bons espetáculos e reúne artistas para celebração e reflexão".


O evento proporciona ao público de escolas públicas o acesso gratuito às apresentações. Neste aspecto, o teatro surge como fator de integração social, possibilitando às crianças, que muitas vezes nunca assistiram uma peça de teatro, um outro olhar ou até uma possibilidade de ver e rever a própria infância com mais sensibilidade. "É um evento muito importante que proporciona oficinas, espetáculos e principalmente a mesa redonda, que é discutido as linguagens e as formas de se fazer teatro. Contamos com a participação e divulgação de todos", reforça Pedro Uchoa, vice-presidente da Atinj.

Dentre a programação prevista, a mostra de espetáculos terá 100% de ingressos gratuitos, revertendo à população produtos culturais de qualidade.


COMPANHIAS PARTICIPANTES

COMPANHIA DO ABRAÇÃO – CURITIBA: A Cia do Abração é um espaço de arte e cultura, fundado em 2001, por Letícia Guimarães e tem como proposta principal a pesquisa e produção teatral para todas as idades, embasados em dramaturgia própria e difundidas como espetáculos de repertório. Sua proposta estética está alicerçada na fusão de linguagens artísticas elaborada em investigações advindas de processos colaborativos. Além da dança e das artes visuais, trabalha e investiga as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

CIA. CIRCO TEATRO SEM LONA - MARINGÁ/PR: A companhia Circo Teatro Sem Lona foi originada em 1996, unindo várias técnicas circenses: acrobacia, malabares, trapézio, mágicas e estudos sobre a figura do palhaço. A companhia, por iniciativa de Ochôa, encaminhou projeto de Lei Municipal de Incentivo à Cultura para uma pesquisa de investigação teatral e circense. Após três anos de estudos, laboratórios e práticas, resultaram no espetáculo de circo teatro "O Amor de Peri e Ceci- ", inspirado na obra de José de Alencar " O Guarani". As encenações são irreverentes, dinâmicas, satíricas e musicais, apoiadas na linguagem simples e popular, como forma de atingir o público eclético.

ANALUA PRODUÇÕES –CURITIBA/PR: A Analua Produções Artísticas foi criada no ano de 2017 pela atriz e produtora Ana Sercunvius, que desenvolve, desde então, trabalhos relacionados com produções teatrais na cidade de Curitiba, no estado do Paraná, fundamentalmente, em parceria com a Cia. do Abração, pesquisa as técnicas de manipulação de objetos, mímica, produção sonora e conhecimentos da antropologia.

COCOTTE MINUTTE PRODUÇÕES – CURITIBA/PR: A Cocotte Minute Produções foi criada no ano de 2013 pela atriz, produtora e arte-educadora Juliana Cordeiro, que desenvolve, desde então, trabalhos relacionados com produções teatrais e arte educação nas cidades de Arapoti e Curitiba, no estado do Paraná. Pós-Graduada em Educação Infantil pelo SENAC. Formada no curso de Licenciatura em Teatro da Faculdade de Artes do Paraná – FAP e pelo Curso Técnico Profissionalizante em Comunicação e Arte do Colégio Estadual do Paraná – CEP. Desde 2014 a Cocotte Minute auxilia nas produções de espetáculos e participações da Cia. do Abração em vários festivais de teatro do Brasil.

CIA. PÉ NO PALCO–CURITIBA/PR: Fundada em 1995 por Fátima Ortiz o Pé no Palco Atividades Artísticas. Criação da companhia estável - Círculo de Encenação e Pesquisa e consolida quatro segmentos de atividades: Cursos Livres de Teatro, Círculo de Encenação e Pesquisa, Ação em Valores Humanos e Workshop, Cursos e Eventos.

MRG PRODUÇÕES ARTÍSTICAS –CURITIBA/PR: Fundada em 1995 por Marcio Roberto, é considerada uma das maiores produtoras de arte e cultura do Paraná. Com sede em Curitiba, tem como principal segmento artístico a produção de espetáculos teatrais através de clássicos da literatura. Oferece arte primorosa, criada por artistas premiados. Montagens consagradas atestam a sua sensibilidade e amor na produção artística.

CIA. ESPAÇO DA CRIANÇA–A empresa Espaço da Criança foi fundada em 1.986, por Giovani Cesconeto, para produzir espetáculos de teatro, cinema e eventos culturais. Produziu 158 espetáculos para infância e juventude.  Foram mais de 2.000 apresentações, 1.500 horas de cursos para formação de professores, e passou de 1.000.000 de espectadores.

CENATRUPE – SARANDI/PR

A companhia artística Cenatrupe de Sarandi-PR, município localizado no norte do estado Paraná surgiu em 2013. Em seu Histórico, a Cenatrupe ministrou oficinas de iniciação teatral ao grupo infantojuvenil "Os Petelekos", contratada pela escola de artes "Ateliê das Artes" localizada em Sarandi/PR para instrução teatral, montagem e direção de espetáculos durante os anos de 2014 e 2015 (Espetáculos "Chapeuzinho vermelho em: O que a História não contou" e "O Mágico de Oz"), e ministração de oficina de "Teatro do Oprimido" a turma adulta de teatro da mesma escola artística. Em 2014 Cenatrupe também por meio de sua representante legal foi convidada pela SEJUV Secretaria Municipal da Juventude Cultura, Esporte e Lazer de Sarandi/PR a realizar o projeto "Proscênio" durante 15 dias com oficinas e ensaios resultando na montagem da esquete "Honesta". Em seu Histórico pessoal a companhia Cenatrupe já montou mais de 40 espetáculos.

GRUPO DIA DE ARTE – PONTA GROSSA/PR

O Grupo foi criado em 2014 em Ponta Grossa/PR, com o seu primeiro espetáculo direcionado ao público infantil "Heróis da Natureza", que venceu o Prêmio Circulação de Espetáculos do Município de Ponta Grossa em 2015. Desde então, vem criando novas dramaturgias que estão sendo reconhecidas e premiadas pelo estado.

Em 2017 estreou "Ai! Sumiram os brinquedos" e venceu no mesmo ano o edital "Prêmio Domingo tem teatro 2017" da Secretaria de Cultura do Estado do Paraná, onde realizou apresentações em diversas cidades. Desde sua estreia foram realizadas mais de 200 apresentações em diversos eventos, teatros e cidades.

MEU CLOWN - MARINGÁ/PR

O grupo Meu Clown nasce na cidade de São Paulo (2005), fruto da cooperação entre artistas e pesquisadores do campo da palhaçaria. Marcelo Colavitto, membro fundador e diretor da trupe, trouxe metodologias de formação de clowns de seus estudos com discípulos de Jacques Lecoq, buscando valorizar a gênese do teatro poético que tem no corpo sua fonte de inspiração criativa. O grupo já se apresentou em diversos festivais de teatro no Brasil e já fez apresentações na Itália (2013), Taiwan (2015), Chile (2016), França (2018), Portugal (2018) e Espanha (2022 e 2023). Possui 10 peças em seu repertório sendo 8 de autoria própria. Em 2021 publicou um livro no qual há o registro de sua dramaturgia e processo de criação cênica.

RESUMO DOS ESPETÁCULOS DO FESTIVAL

O OLHO D'ÁGUA

Sinopse - Uma troupe de artistas viajantes conta uma história onde personagens de tempos e lugares diferentes procuram o primeiro olho d'água que se escondeu no planeta, para plantar na sua nascente, as flores que farão a água brotar para sempre. Menina, brisa, princesa, sapo, menestrel, tintureira e um mágico conduzem à história e nos levam até uma terra encantada. No caminho emoções, sonhos, encontros e desafios. "O Olho D' Água" é um espetáculo cuja ênfase no imaginário toca a criança ludicamente oferecendo-lhe estímulos para buscar posturas reflexivas e autenticidade. A trajetória das personagens nos leva a reconhecer o planeta como uma terra encantada, despertando nossas emoções ao valorizar o mundo simbólico e o respeito universal. Para a concepção cênica do espetáculo O OLHO D'ÁGUA desenvolvemos um trabalho de pesquisa de linguagem cênica, considerando as peculiaridades do teatro para crianças. O texto foi criado especialmente para o grupo valorizando as capacidades individuais. A dramaturgia foi explorada de maneira poética e contundente, buscando dentro do processo criativo a tradução das infinitas possibilidades que o tema "água" desperta. Integram o texto canções especialmente compostas para o espetáculo por Rosy Greca e interpretadas ao vivo pelos atores que também se revezam na produção de sonoridades que completam os arranjos gravados. Os cenários, figurinos e adereços foram criados num processo conjunto com direção e elenco buscando redimensionar a dramaturgia e igualmente contribuir para a valorização das cenas e situações, e especialmente para a composição das personagens.

Duração: 50min

Classificação – Livre

SOBREVOAR 

Sinopse - "SobreVoar" fala do menino Albertinho, seus sonhos, medos, desafios, obstáculos, persistência, coragem e as realizações que o levaram ao céu de Paris, cidade que o reconheceu como Santos Dumont, um brasileiro inventivo e destemido. "SobreVoar" mostra Santos Dumont criança, na figura do menino Albertinho Dumundo. Ele, como tantas outras crianças, é apresentado como um menino que vive numa dimensão atemporal de sonho, onde após inúmeras tentativas, quedas e muita coragem para recomeçar e persistir, consegue realizar o seu desejo de voar, acreditando que sempre é possível realizar seus sonhos, mesmo quando as dificuldades aparecem instransponíveis ou irrealizáveis. Entre travesseiros, edredons, chapéus e uma mágica cama, o menino dialoga com instigantes personagens: os "Engenheiros do Sonho", que habitam o seu imaginário, uma improvável lagarta que sonha voar até a lua e as figuras desafiadoras da "Dúvida", da "Curiosidade", da "Vaidade" e da "Coragem", além de incrédulos franceses que se curvaram, depois, diante do que ele mostrou ao redor da Torre Eiffel e no céu de Paris. O tempo é assinalado por um relógio "maluco" que pontua as ações dos personagens e dá saltos atemporais e inusitados nas descobertas que Albertinho faz e que revelam como ele conseguiu transformar a vaidade em um instrumento de improvisações e de inventividade. Todos os atores, em momentos especiais da montagem, vivem a experiência de serem Albertinho Dumundo. Duração: 50min

Classificação – Livre

ESPERANDO O TURRÃO –.

Sinopse - Esperando o turrão é apresentado por uma dupla de Clowns. Nesse espetáculo de variedades, mostramos o que é o circo teatro, e apresentamos a figura do palhaço que se encarregava de unir os números nos antigos espetáculos. Em nossa encenação o palhaço realiza todos os números, trazemos a público a montagem das cenas e do número, tornando a plateia cúmplice da encenação, envolvendo o espectador em determinados números.

Duração: 50min

Classificação – Livre

QUER BRINCAR DE ALGUMA COISA! QUE COISA? 

Sinopse - Procura-se uma coisa. Como assim uma coisa? Uma coisinha, uma coisona, uma coisita. Tem muita coisa que pode ser uma coisa.

Calma, calma.. Através da imaginação passamos por diversas culturas, mesclando estéticas e criando nossa própria identidade que vai do Blues até o Forró, do Canto Lírico ao Rock n' Roll. Já que vivemos nesse mundo cheio de informações, por que não deixar a criatividade livre para despertar novas conexões?

Uma atriz e um ator em cena, cantam, dançam, tocam e contam a saga que é estar em busca de alguma coisa. A interatividade com o público se estabelece nas diversas linguagens do espetáculo, através do visual, da contação, das palavras, no jogo e da troca de olhares entre atores e plateia, no campo sensível, no campo da imaginação e através das músicas compostas especialmente para o espetáculo.

Duração: 50min

Classificação – Livre

UM MUNDO DEBAIXO DO MEU CHAPÉU -

Sinopse - A Cocotte Minute, inspirada pela genialidade do silencio de Chaplin, oferece às crianças de todas as idades "Um mundo debaixo do meu chapéu", peça de Sombras, Objetos e Atores que procura, através da simplicidade e da poesia, reavivar o universo chapliniano preto-e-branco mais colorido que o cinema já presenciou. Os filmes O Garoto, Luzes na Cidade, Em Busca do Ouro, Tempos Modernos, O Grande Ditador e Luzes da Ribalta servem como referência para a elaboração do roteiro do espetáculo. A fonte de inspiração principal é a personagem Carlitos, e cenas como a do Ballet dos pãezinhos são citadas e recriadas. A ideia central da Cocotte Minute é proporcionar aos pequenos e grandes um resgate da produção cinematográfica de Charles Chaplin, trazendo à cena ícones do universo deste grande criador, como o inesquecível Carlitos, partindo dos princípios da arte-educação, onde todos os artistas envolvidos no projeto estão conscientes do importante papel que representam como formadores de opinião. No espetáculo, três contrarregras sonhadores brincam com a imagem de Carlitos abordando temas como a generosidade e a responsabilidade social. Apresentar esse ícone para crianças de hoje é como abrir portas para um novo jeito de caminhar, um jeito meio desengonçado, ingênuo, verdadeiro e cheio de esperança, combatendo o que não nos faz bem com o que mais simples existe: sendo humano.

Duração: 50min

Classificação – Livre

ESTÓRIAS BRINCANTES E MUITAS MAINHAS –

AnaLua Produções – Curitiba/PR

Sinopse: Embasado em obras literárias nacionais, o grupo de pesquisa e encenação da Cia. do Abração, fundamentado nos princípios sócio-construtivistas que norteiam sua pesquisa, propõe a realização de um espetáculo sob as técnicas da contação de histórias e abstração e manipulação de objetos. O foco temático apresentado na peça é a relação entre mães e filhos, as diferentes relações que se podem estabelecer neste mesmo binário, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças individuais de cada ser humano, quer seja ele mãe ou filho. Ao final de cada espetáculo haverá uma mostra Três simpáticos velhinhos que adoram contar histórias, um para o outro e, do seu jeito, trarão ao espectador alguns contos da literatura nacional, dirigidos à criança. Nossos contadores de histórias, divertidos e ingênuos velhinhos se confundem, brincam e se emocionam com a pureza própria de uma criança. Movidos pelos sentimentos de saudades e lembranças, começam a falar sobre suas próprias mães e sobre as diferentes mães que conhecem. Neste clima de brincadeira e Faz-de-Conta, fazem abstrações imaginando que todas as coisas, isto é, objetos do cotidiano, elementos da natureza e seres elementais, também têm mães. Concluem-se como podem ser diferentes e ao mesmo tempo semelhantes a nós, as diversas relações entre mães e filhos: tudo quanto à imaginação e a sensibilidade de uma criança podem permitir. Um trabalho de muita sensibilidade e delicadeza feito para todas as crianças, de todas as idades, inclusive, aquelas dentro de nós.

Duração: 50min

Classificação – Livre

AS 4 ESTAÇÕES –

Sinopse - Mais que um alerta para a população. Um chamado para salvar o planeta! É isso que o Espaço da Criança pretende com a montagem de "As Quatro Estações". Verão, Outono, Inverno e Primavera, estão brigando entre si, disputando espaço, pois já não sabem mais de quem é a vez de reinar. Chuva ácida, granizo, fortes tempestades, inundações, secas prolongadas. Parece que as estações estão fora de controle. Mãe Natureza, preocupada com esta situação extrema pede socorro. Na tentativa de evitar a tragédia final, incumbe às Quatro Estações uma importante missão. Devem sair pelo mundo e descobrir as causas destas bruscas mudanças no clima. Elas andam pelos cinco continentes e vão constatando coisas terríveis: Na mata fechada, o homem corta árvores, destrói florestas, acaba com a vegetação e os animais fogem desesperados; no mar, navios despejam todo tipo de lixo, nas grandes geleiras, morsas, pinguins, leões marinhos, ursos, focas e outras espécies estão morrendo com o aquecimento da terra; nas ruas, milhões de veículos despejam no ar toneladas de fumaça todos os dias, gerando doenças respiratórias graves. Diante deste quadro triste criado pelo homem As Quatro Estações se desesperam. Mas o ápice da tragédia se dá quando elas encontram uma criança jogando lixo no chão. Voltam para a Mãe Natureza e relatam tudo o que viram. Temos que formar cidadãos do mundo, pois eles certamente serão os adultos de amanhã que poderão salvar o nosso pequeno e sofrido planeta. Cenas de forte apelo educacional e consistência nas imagens para a transformação. É o que propõe Giovani com esta importante produção teatral. Precisamos de um choque cultural definitivo, ou pereceremos todos, guiados que somos pelo desejo ardente do consumismo, egoísmo e individualismo.

Duração: 50min

Classificação – Livre

COMPADRE SAPO E A FESTA NO CÉU

Sinopse – O Espetáculo "Compadre Sapo e a Festa no Céu" é uma adaptação do conto popular "Festa no Céu", e é realizado por Elaine Teleken da Cia.Cenatrupe. O espetáculo traz a História de um sapo muito esperto que vivia na lagoa, porém ao saber que haveria festa no céu, agarra-se na viola da Urubu para ir a tal festa, e por fim a Urubu tenta dar uma lição no compadre, mas mais uma vez o sapo consegue escapar a enganando. Com o espetáculo a Cia. Cenatrupe objetiva-se levar o mundo lúdico para todos os públicos em especial o infantil, estimulando a imaginação, a sensação e percepção crítica com relação aos personagens, além do divertimento, visando neste espetáculo um resgate das histórias contadas pelos avós. Os contos populares servem para entreter ou educar o ouvinte. Por isso, através deles o povo transmite seus saberes, valores e crenças, ou seja, a sua cultura. Os personagens que geralmente aparecem nos contos populares são animais e outros seres da natureza, que procuram transmitir lições de moral. A origem dos contos populares perdeu-se no tempo, sendo estes agora contos de domínio público. Por isso, cada geração transmite essas histórias à sua maneira. Além disso, os contos oferecem modelos de identificação de atitudes que são indispensáveis como parâmetros para o bem-estar na vida.

Duração: 50min

Classificação – Livre

O TELEPATA

Sinopse – A trupe Meu Clown preparou uma atração internacional para oferecer a sua audiência, porém, tudo leva a crer que o palhaço Benedito não cumpriu com a sua importante função de contratar os artistas para a apresentação conforme o combinado. Agora só resta uma solução: O improviso e o talento artístico musical do grupo terá que dar conta desse lapso indesculpável. A diversão é garantida nesse modesto espetáculo baseado em cenas clássicas da palhaçaria brasileira, recheadas com muita música e interação.

Duração: 50min

Classificação – Livre

O GIGANTE EGOÍSTA

Sinopse - O GIGANTE EGOÍSTA conta a história de um Gigante, dono de um espetacular jardim. As crianças das redondezas sempre brincam com as flores, os passarinhos, as árvores e os pequenos animais que ali vivem; mas o Gigante começa a ficar incomodado com aquela "invasão" e decide isolar o jardim, expulsando as crianças e impedindo suas entradas em definitivo. Então, durante muito tempo, somente a Neve, o Vento Norte e o Granizo podiam entrar no jardim. E tudo se tornou seco, triste e solitário. A felicidade, o prazer, a liberdade e a beleza abandonaram o jardim e como consequência, também a vida do Gigante. Um dia, surge no jardim um Menino Misterioso. Sensibilizado com a sua presença e carcomido pelo egoísmo e pela solidão, o Gigante permite ao menino brincar em seu jardim. E ficam amigos. O Gigante então percebe que o caminho para a felicidade passa pela generosidade e nos bons momentos vividos com os outros. Abre os portões do jardim, derruba os cadeados e os muros e convida as crianças a voltarem. Com elas volta a primavera, voltam os passarinhos, as flores, as folhas verdes e o calor. Os dois, o calor da natureza e o calor humano. O GIGANTE EGOÍSTA não é apenas uma belíssima lição de vida para com ela compartilhar reflexões com as crianças; é também uma das mais belas páginas da literatura universal, escrita por um verdadeiro gênio das palavras, que lhes deu a dimensão de arte. Em outras palavras, o que o Gigante fez com seu jardim, Oscar Wilde fez com as palavras: deu-lhes um significado de arte, beleza e humanidade. Oscar Wilde nasceu em Dublin, na Irlanda. Escreveu contos, peças de teatro e romances e passou a vida rodeado por intelectuais. Na maturidade ganhou fama por sua sofisticação e inteligência. É reconhecido internacionalmente como um dos dez maiores escritores de todos os tempos.

Duração: 50min

Classificação – Livre

AI! SUMIRAM OS BRINQUEDOS - 

Sinopse - "Ai! Sumiram os brinquedos" é um espetáculo infantil, com linguagem circense que tem como tema o resgate dos brinquedos antigos, como o pião de corda, cantigas de roda, peteca, elástico, ioiô, etc. Em uma fazenda, Pimenta e Docinho recebem uma inesperada visita de um mensageiro das brincadeiras, o qual está rodando o mundo para apresentar às crianças os brinquedos brincantes que estavam sumidos há muitos e muitos anos. Com a linguagem clown, com muita graça e diversão eles viajam nesta aventura para o resgate destes brinquedos antigos e descobrem que estes brinquedos não funcionam com botão, nem com baterias e muito menos com eletricidade e sim com a energia e a Magia de cada criança. Em "Ai! Sumiram os brinquedos", é trabalhado o lúdico dos brinquedos antigos que com o avanço da tecnologia está sendo esquecido. O espetáculo mostra que os brinquedos brincantes de todos os tempos também são muito divertidos e funcionam com a energia e a magia de cada criança sem ligar na tomada ou colocar pilhas, despertando assim a curiosidade e desejo das crianças brincarem, além de proporcionar a experiência artística, essencial ao desenvolvimento psicológico e social da criança.

Duração: 50min

Classificação – Livre

ORQUESTRA DE BEXIGAS –

Sinopse: Orquestra de Bexigas surgiu das pesquisas e treinamentos do Grupo Meu Clown relativo a arte do palhaço, baseado em gags clássicas e cenas autorais a metodologia parte de improvisações e jogos típicos da pedagogia do clown. Inspirados nas "entradas" tradicionais dos palhaços de Cabaret e do Circo, o espetáculo é composto por cenas curtas em forma de números circenses e cênicos. A cena acontece a partir do jogo entre os palhaços em suas relações com objetos simples e na interação com o público por meio da triangulação. O gesto é explorado de maneira poética e cômica na busca constante de uma cena viva e capaz de manter o frescor do instante presente. O trabalho do grupo desenvolvido nesse espetáculo se identifica com o processo de pesquisa do LUME no que tange a figura do clown, pois compartilhamos das mesmas referências, como Philippe Gulier e Jacques Lecoq, já que o diretor do grupo Marcelo Colavitto teve como mestre Giovanni Fusetti, discipulo direto de Lecoq. A obra é um misto do resgate da tradição e renovação da linguagem, nos inspiramos na prática dos grandes mestres e seus ensinamentos, nos apropriando e levando em consideração as demandas da contemporaneidade

Duração: 50min

Classificação – Livre

SERVIÇO:

ATINJ III MOSTRA DE TEATRO PARA CRIANÇAS

Quando: De 20set a 01out de 2023 (de quarta a domingo)

APRESENTAÇÕES REALIZADAS NO PALCO ESCOLA (R: Conselheiro Dantas, 20 - Prado Velho)

Apresentações período da manhã: De quarta a sexta-feira, dirigidas a escolas:

20/09/23: O Olho D'água, quarta-feira, às 10h.

21/09/23: O Olho D'água, quinta-feira às 10h.

22/09/23: Esperando o Turrão, sexta-feira às 10h.

23/09/23 (sábado) , Esperando o Turrão às 11h – ABERTA AO PÚBLICO
24/09/23: Quer Brincar de Alguma Coisa? Coisa!?, às 11h – ABERTA AO PÚBLICO

APRESENTAÇÕES REALIZADAS NA CIA DO ABRAÇÃO (R: Paulo Ildefonso Assumpção, 725)

Apresentações período da tardeDe quarta a sexta-feira, dirigidas a escolas:

20/09/23: Sobrevoar, quarta-feira, às 15h.

21/09/23, Sobrevoar, quinta-feira às 15h.

22/09/23, Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu, sexta-feira às 15h.

23/09/23, Um Mundo Debaixo do Meu Chapéu às 16h – ABERTA AO PÚBLICO
24/09/23: Estórias Brincantes de Muitas Mainhas às 16h – ABERTA AO PÚBLICO

APRESENTAÇÕES REALIZADAS NO TEATRO ESPAÇO DA CRIANÇA (R: Domingos Strapasson, 620)

Apresentações período da manhã: De quarta a sexta-feira, dirigidas a escolas:

27/09/23: As 4 Estações, quarta-feira, às 10h.

28/09/23: As 4 Estações, quinta-feira às 10h.

29/09/23: Compadre Sapo e a Festa no Céu, sexta-feira às 10h.
30/09/23: Compadre Sapo e a Festa no Céu às 11h – ABERTA AO PÚBLICO

01/10/23: O Telepata às 11h – ABERTA AO PÚBLICO


APRESENTAÇÕES REALIZADAS NO Centro Cultural Boqueirão (
R. José Guercheski, 281 – Boqueirão)

Apresentações período da tarde: De quarta a sexta-feira, dirigidas a escolas:


27/09/23: O Gigante Egoísta, quarta-feira, às 15h.

28/09/23: O Gigante Egoísta, quinta-feira às 15h.

29/09/23: Ai! Sumiram os Brinquedos, sexta-feira às 15h

30/09/23: Ai! Sumiram os Brinquedos, às 16h – ABERTA AO PÚBLICO
01/10/23: Orquestra de Bexigas, às 16h – ABERTA AO PÚBLICO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

OFICINA TEATRAL PARA PROFESSORES – TOTAL 40 VAGAS

Grupo 1: Dia 22/09/2023, das 08h às 11h na Cia do Abração – 20 VAGAS

 Grupo 2: Dia 22/09/2023, das 14h às 17h no Palco Escola – 20 VAGAS

- A essência deste projeto é o incentivo e a motivação da arte e da cultura para professores em geral, trabalhando aspectos importantes no desempenho profissional e pessoal através dos jogos teatrais. A proposta é levar para o público alvo, o conhecimento de que o teatro, além de lazer, pode trazer muitos benefícios para quem o pratica, como por exemplo: concentração, desinibição, integração, trabalho em equipe, criatividade, autoestima, expressão corporal, etc... Os participantes farão atividades e exercícios utilizando-se de algumas técnicas teatrais através de jogos, dando ênfase na expressão corporal e vocal, na integração do grupo, na desinibição, na disciplina e em especial na concentração. O relaxamento e a respiração também serão pontos fortes a serem exercitados. Com aula de 3h de duração, a oficina será desenvolvida a fim de auxiliar numa nova opção de ver as situações do cotidiano e buscar suas soluções de maneira a incentivar a colaboração ou cooperação entre seus colegas de trabalho. Nas cenas improvisadas, todos terão a oportunidade de vivenciarem personagens diferenciados e ao mesmo tempo despertar empatia, a imaginação e criatividade.

OFICINA TEATRAL PARA CRIANÇAS – A ARTE DE BRINCAR (em dois módulos) – 40 VAGAS NO TOTAL

Grupo 1: Dia 29/09/2023, das 09h30 às 11h30 na Boa Vista– 20 VAGAS

Grupo 2: Dia 29/09/2023, das 14h30 às 16h30 na Regional Matriz – 20 VAGAS

O objetivo da oficina é compartilhar com as crianças, a vivência do trabalho realizado com o Grupo de Pesquisas Cênicas da Cia do Abração, Companhia da qual a ministrante faz parte, com técnicas corporais lúdicas da Contação de Histórias e Animação de Objetos, presentes na prática do Teatro para Crianças da companhia, como também exercícios de primigênia teatral

ATIVIDADES COMPLEMENTARES – INDICADO A PROFESSORES DE ARTE E INTERESSADOS - Mesa-Redonda e Palestra

Onde: Centro Cultural Boqueirão (R. José Guercheski, 281 – Boqueirão)

Quando: 01/10/2021, das 18h às 21h

Mesa-Redonda com os artistas participantes da Mostra e mediado por Letícia Guimarães e Palestra "Dramaturgia para Infância", com Fátima Ortiz, na sede da Cia. do Abração. Nosso intuito é fortalecer as ações de democratização dos bens culturais, cumprindo nosso papel de artistas e cidadãos conscientes destas necessidades.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo