Geral Recreio molhado

Escola do Paraná usa caminhão-pipa para refrescar crianças durante onda de calor

Cerca de 700 crianças participaram da brincadeira em duas escolas do São João do Caiuá. Temperaturas chegaram a 36ºC, segundo a Climatempo.

Por Gabriel Bukalowski, g1 PR

28/09/2023 às 11:38:27 - Atualizado há
Crianças brincando na água para amenizar o calor no interior do Paraná. - Foto: Arquivo pessoal

Cerca de 700 crianças participaram do "Recreio molhado" em duas escolas de São João do Caiuá, no noroeste do Paraná, devido às altas temperaturas registradas nesta semana.

A iniciativa, que alegrou a criançada, partiu da diretora da Escola Municipal Maria Cernaki, durante uma reunião com a Secretaria de Educação municipal.


"As crianças amaram, se divertiram um monte. Até aquelas que faltam com frequência foram se molhar", brincou a Diretora do departamento de Educação, Cultura e Esporte, Alice Mara de Oliveira Silva.


De acordo com diretora, a vigilância sanitária orientou as escolas a seguirem algumas orientação nestes dias de calor intenso, entre elas, garantir a hidratação dos estudantes.


"Nós recebemos orientações sobre manter a temperatura do ar-condicionado nas salas , a importância da hidratação, da alimentação correta, entre outros", disse.


?? Termômetros nas alturas ??

Segundo dados do Climatempo, a máxima chegou a 34° graus na segunda-feira (25) e de 36° graus na terça-feira (26), em São João do Caiuá. Temperatura recorde na cidade este ano.


Conforme a diretora, a ação foi realizada no Escola Municipal Maria Cernaki e no Centro Municipal de Educação Infantil Alda de Aguiar Silveira.


O caminhão-pipa foi disponibilizado pelo Departamento de Viação de Obras do município, e o banho foi em uma rua de frente à Escola Municipal Maria Cernaki, que foi fechada.


No Cmei, educadores utilizaram mangueiras para molhar as crianças.


Os pais e responsáveis dos alunos foram informados sobre o evento e todos autorizaram o "Recreio molhado', segundo a diretora.


Veja como cuidar da saúde em dias quentes

Saúde em risco

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça alguns cuidados a serem tomados em dias de muito calor e de umidade relativa do ar baixa. As medidas podem evitar a fadiga, desidratação ou ainda queda da pressão arterial.


De acordo com a pasta, as recomendações valem para qualquer pessoa. Porém, o cuidado com idosos e crianças deve ser ainda maior, reforça a secretaria. Veja como se proteger no calor:

  • Evite ficar no sol, principalmente das 10 às 16 horas;
  • Use sempre protetor solar, independentemente do horário;
  • Beba água. Caso tenha dificuldade em ingerir água pura, incluir rodelas de limão, laranja ou hortelã, pode ser um incentivo; utilizar alarmes ou aplicativos que enviam avisos sonoros para lembrar de tomar água;
  • Consuma alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral têm alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, ricos em sódio, aditivos e escassos em água.
  • Tome banhos gelados;
  • Use ventiladores;
  • Evite exercícios físicos ao ar livre em horários muito quentes.
Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo