Geral ATENÇÃO

Moradora do bairro Guarani encontra escorpião em casa; Vigilância fala sobre perigo com o calor

Uma moradora do bairro Guarani encontrou novamente um escorpião em casa.

Por Da Redação

27/09/2023 às 19:20:09 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Uma moradora do bairro Guarani encontrou novamente um escorpião em casa. Este é o sétimo animal localizado no imóvel, que não possui entulhos ou outros locais que sirvam como atrativo para abrigo deles.

A situação aconteceu há alguns dias e OBemdito procurou a Vigilância Ambiental para informações sobre como o calor pode influenciar o comportamento desses aracnídeos.

Rafaela da Luz informou que o escorpião amarelo estava no banheiro, atrás do vaso sanitário. Ela já havia limpado a casa naquele mesmo dia e foi tomar banho, quando viu o animal escondido atrás do vaso. A moradora acabou matando o aracnídeo. "Esse foi o maior que já encontrei. Foi apavorante. Dá até medo de ficar em casa", comentou.

CALOR E REPRODUÇÃO

Renata Luzia Ferreira, Coordenadora de Vigilância Ambiental de Umuarama, explica que infelizmente não existe um veneno eficaz contra os escorpiões. Entre agosto e setembro acontece o período reprodutivo destes animais e a fêmea não precisa do macho para reproduzir. A cada ninhada ela carrega entre 20 e 30 filhotes nas suas costas.

A coordenadora informa que a equipe da Vigilância Ambiental recebe ligações das pessoas que encontram os escorpiões e vai averiguar. É feita uma varredura no quintal para verificação se há mais animais no lote.

"Recomendamos sempre evitar montes de madeira, lajotas, restos de pisos e outros entulhos nos quintais. Porém, independentemente de ter acúmulo de entulhos, os escorpiões transitam pela rede de esgoto atrás de alimento, como baratas, grilos, entre outros", explicou.

Por isso, a recomendação é para as pessoas fazerem dedetização a cada 6 meses para eliminar outros insetos que sirvam de alimentos para os escorpiões. Além disso, a coordenadora orienta para que os moradores usem tampas para fechar ralos, vedar qualquer fresta em canos (como os que ligam a saída de água da máquina de lava) e manter cuidados relacionados com a caixa de gordura.

Também deve ser feita a manutenção em terrenos, para que não fiquem com mato alto, manter portas e gavetas de armários e guarda-roupas fechadas, além de móveis um pouco afastados das paredes. No caso dos terrenos, denúncias podem ser feitas ao Departamento de Posturas, através do telefone da Ouvidoria Municipal (156).

"Precisa haver colaboração da população. Estamos fazendo notificações de advertência e estudando até mesmo implementar algum tipo de multa, como acontece no caso da dengue. Lembrando que o calor colabora não só para a questão dos escorpiões, mas de dengue e outros animais também", ressaltou Renata.

O telefone da Vigilância Ambiental é o (44) 3639-1930.

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo