PolĂ­tica

Comissão especial tenta novamente votar parecer sobre cota mínima dos partidos nas eleições

Por Agência Câmara

27/09/2023 às 09:16:28 - Atualizado hĂĄ
Reunião da comissão especial que analisa a proposta

A comissão especial sobre a Cota MĂ­nima de Recursos dos Partidos reĂșne-se nesta quarta-feira (27) para votar o parecer do relator, deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP). Rodrigues pode apresentar nova versão do texto para incluir sugestões apresentadas por integrantes da comissão. Esta serĂĄ a quarta versão elaborada pelo relator.

Os deputados tentaram votar o texto ontem, mas a votação foi adiada por falta de acordo. "Como ainda não tem acordo sobre o parecer, convoco reunião para amanhã [quarta-feira] no mesmo horĂĄrio", disse o presidente da comissão, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

O anĂșncio foi feito após deputados do Psol terem anunciado a intenção de obstruir a votação da matéria. "Reforço o apelo para que não se vote hoje a PEC [Proposta de Emenda à Constituição] e para que se faça um debate mais amplo com a sociedade, porque essa anistia é péssima para a democratização dos espaços de poder no Parlamento", disse o deputado Guilherme Boulos (Psol-SP).

Aprovação até outubro
O colegiado analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/23, que impede punições a partidos polĂ­ticos que descumpriram as cotas mĂ­nimas de gĂȘnero e raça nas eleições de 2022.

Para que a proposta possa valer jĂĄ nas próximas eleições municipais, ela precisa ser aprovada no Senado Federal, também em dois turnos, até 6 de outubro – um ano antes do pleito de 2024.

Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo