Grande Curitiba Geral

Inscrições abertas: Educação realiza II Seminário Educando para as Relações Étnico-Raciais nos dias 28 e 29/09

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) informa que estão abertas, até 29/09 (às 17h), as inscrições para o II Seminário Educando para as Relações Étnico-Raciais, que ocorrerá nos dias 28 e 29/09.

Por Da Redação

25/09/2023 às 14:00:05 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) informa que estão abertas, até 29/09 (às 17h), as inscrições para o II Seminário Educando para as Relações Étnico-Raciais, que ocorrerá nos dias 28 e 29/09. As atividades da formação serão todas no Complexo Educacional Araucária (CEAR), localizado à rua Luís Franceschi, nº 963, Thomaz Coelho. Embora seja focado para profissionais da educação, o evento também é aberto para outras pessoas interessadas.

Segundo a SMED, o seminário vai dialogar sobre os 20 anos da Lei 10.639/2003, que tem como destaque o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. No dia 28, a programação prevê abertura às 8h, seguida pela palestra que tratará dos 20 anos da lei 10.639/03, com o prof. dr. Delton Aparecido Felipe (UEM/ABPN). Em cada um dos períodos (das 10h às 11h30, das 13h30 às 14h45 e das 15h às 16h30) ocorrerá três oficinas: "Despertar ancestral samba de biloca", "Contar, cantar e encantar: literatura infantil negra e indígena" e "Espiritualidade Indígena e o Ensino Religioso: Pluralidade e Respeito". Às 13 horas ocorre ainda a contação de história.

Já no dia 29/09, a programação inicia às 8h30 com a palestra sobre a "presença e saberes indígenas do sul do Brasil", com a ativista ambiental Eloy Jacintho (Guarani Nhandewa) e a ativista indígena Camila M?g Sá dos Santos da Silva (Kanhgág). Das 10h às 11h30, ocorrerão as oficinas de: "Brincadeiras africanas: corpo, espaço e movimento integrados aos conceitos matemáticos", "Mãe terra e a teia da vida" e "Arte, infância e as experiências transformadoras: pensar, sentir e criar". No período das 13h30 às 14h45 ocorrerão as oficinas de: "Literatura infantil e letramento racial crítico: uma proposta para a educação antirracista", "Mãe terra e a teia da vida" e "Arte, infância e as experiências transformadoras: pensar, sentir e criar". O encerramento do seminário será às 15 horas com a palestra "Desafios e possibilidades para implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER)", com a prof.ª dr.ª Tânia Aparecida Lopes.

INSCRIÇÕES – A inscrição deve ser realizada via portal Educação Araucária: https://araucaria.ensiname.online/ e é gratuita. Para os profissionais da rede municipal o acesso para a inscrição ocorre com uso do e-mail institucional. Outras pessoas interessadas devem realizar inscrição por meio da opção que "cria uma solicitação".

O ANO TODO – Em Araucária, as relações étnico-raciais estão presentes nas atividades educacionais ao longo de todo o ano letivo. Um exemplo da importância desse tema é que ele faz parte do material pedagógico EstudAr, desenvolvido por profissionais da rede municipal de ensino e pensado para os estudantes do município a partir da realidade local. O EstudAr visa que "os estudantes sejam reconhecidos como sujeitos históricos, valorizando a identidade e as especificidades do contexto social em que estão inseridos". O Projeto EstudAr já recebeu duas importantes premiações.

TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo