Geral situação finalizada

Comandante regional da PM explica que sequestrador usou reféns como escudo humano, em Ivaté

Uma situação de sequestro com dois reféns aconteceu nesta sexta-feira (22) na cidade de Ivaté, região de Umuarama.

Por Da Redação

22/09/2023 às 19:39:55 - Atualizado há

Uma situação de sequestro com dois reféns aconteceu nesta sexta-feira (22) na cidade de Ivaté, região de Umuarama. Depois de aproximadamente 13 horas o sequestrador Maycon de Souza Morette liberou as vítimas e se entregou aos policiais (confira aqui o vídeo).

De acordo com o Comandante Ademar Carlos Paschoal, do 3º Comando Regional de Polícia Militar (3º CRPM), a grande preocupação das equipes era com os reféns, um adolescente de 16 anos e um senhor de 65 anos.

"A gente fez todo um trabalho para garantir a integridade principalmente das vítimas, mas também do autor desse cárcere. O resultado foi positivo. Foi uma negociação feita pelo Bope através do grupo de negociação", explicou.

O comandante disse que o criminoso foi levado diretamente para a delegacia para ser autuado e as vítimas foram para o hospital de Icaraíma para uma avaliação, pois estavam bastante abaladas psicologicamente.

Conforme Paschoal, os reféns ficaram todo o tempo sob a mira da pistola Glock de Maycon e foram utilizados como escudo humano para ele negociar com a corporação. "Ele foi extremamente violento e a todo momento ameaçando as vítimas", afirmou o comandante regional. Apesar da violência psicológica, os reféns não apresentavam lesões.

Paschoal reafirmou que o sequestrador tinha momentos de instabilidade emocional, variando entre a calma e alteração. "A corporação, através desses profissionais, fez as avaliações em momentos que poderiam atuar e o resultado que poderia ocorrer, para não haver risco", informou.

Por fim, o comandante disse que, dentro da atuação capacitada do Bope, a ocorrência foi um sucesso no sentido de garantir a integridade física do criminoso e das vítimas.

Maycon é apontado como um dos participantes no confronto com a Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Móveis) na noite do último domingo (17), em Cianorte, que resultou na morte do militar Cabo Reinaldo José Garozi, de 45 anos. Três homens suspeitos de envolvimento foram mortos pela polícia e outro integrante do grupo está preso.

Após a situação de domingo, quando dois homens morreram no confronto, as forças de segurança passaram a procurar os demais membros do bando. Um foi detido em Umuarama e o outro morreu após confrontar policiais em Cianorte. O último fugitivo era Maycon de Souza Morette.

Ao longo dos últimos dias foram feitos cercos na região entre Cianorte e Umuarama, principalmente na área rural. Na noite de quinta-feira (21) as buscas se concentraram em Ivaté. Os policiais vinham acompanhado Maycon através do telefone celular, que indicou que ele estava na região.

Durante a noite de quinta também foi utilizado o drone com câmera termal, que captou uma imagem dele saindo de um local e indo para outro. Quando percebeu que estava cercado, Maycon arrombou e entrou na residência, fazendo as duas pessoas como reféns. Isso ocorreu por volta das 3h da madrugada desta sexta-feira. Logo em sequência tiveram início as negociações, que só foram encerradas cerca de 13 horas depois, com a rendição do sequestrador e a liberação dos reféns.

Foto: PMPR

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo