Economia Cultura & Eventos

Empreendedores paranaenses vão marcar presença na Expo Paraguay Brasil

Por Grande Curitiba

15/09/2023 às 08:37:29 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

COM ASSESSORIAS – Sessenta empresários das cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel vão participar da 14ª Expo Paraguay Brasil 2023, maior evento de negócios entre os países, que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro, em Assunção, no Paraguai. Rodadas de negócios vão aproximar empreendedores brasileiros e potenciais parceiros comerciais do país vizinho.

A Expo Paraguay Brasil é uma iniciativa da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB) e tem por objetivo divulgar as potencialidades econômicas do Paraná para o Paraguai e estabelecer parcerias estratégicas. A expectativa é atrair mais de dois mil visitantes e gerar mais de US$ 160 milhões em negócios.

A ação de mercado internacional com os paranaenses tem a parceria do Sebrae/PR, da Fecomércio PR, Sistema Fiep, da Prefeitura de Curitiba, da Invest Paraná (vinculada ao Governo do Estado), do Sistema Ocepar, do Consulado do Paraguai em Curitiba e da Rede de Investimento e Exportação (Rediex).

O coordenador de Comércio e Mercado Empresarial do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, explica que o momento é promissor para os empreendedores, tendo em vista que o Paraguai busca ampliar sua capacidade tecnológica, o que abre possibilidades de novas conexões. O país é grande exportador de commodities, o que tem gerado oportunidades no agronegócio, no setor de tecnologia da informação e na construção civil, tanto para prestadores de serviços quanto em produtos e, também, em função do novo momento político, pois será o primeiro evento de negócios na gestão do novo presidente.

"Além dos empresários que convidamos, tem um grande fluxo de pessoas indo por iniciativa própria. Identificamos potenciais compradores e parceiros de negócios no Paraguai que podem negociar com empresas brasileiras. Portanto, vamos promover rodadas de negócios para facilitar a negociação entre elas", comenta.

Rolim lembra que o Paraguai é o país que apresenta melhor plataforma para início de exportação e internacionalização de empresas do Paraná, pela facilidade de acesso a outros países e pela estabilidade.

A opinião é compartilhada pelo empresário Ernani Amaral, que vai participar pela primeira vez de uma feira no exterior. Proprietário de uma empresa de produtos automotivos, em Curitiba, a expectativa é iniciar o processo de exportação em breve.

"O Paraguai seria uma alternativa viável, em função da proximidade do país. Estamos ansiosos e acreditamos que o momento é propício e promissor para isso", comenta.

O diretor de operações de uma empresa de içamento e movimentação de cargas, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), Francisco Ferraes Neto, conta que será sua primeira vez na Expo Paraguai Brasil e que entende que a integração econômica do Cone Sul (região formada pelo Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) é irreversível.

"Queremos entender esse movimento de fornecedores do Paraguai, que passou por um processo forte de industrialização. Vamos olhar com atenção essa cadeia de suprimentos e ver quais são as oportunidades existentes", conta.

Para ele, a integração da cadeia de suprimentos é um caminho sem volta. A empresa em que atua, fundada há 25 anos, importa atualmente da Europa e da Ásia.

O presidente da Câmara de Comércio Paraguay Brasil (CCPB), Antonio Carlos Dos Santos, diz que são esperados resultados excepcionais em termos de participação de visitantes e geração de negócios, uma vez que o conceito de sustentabilidade está no centro das discussões atuais.

"Hoje todos procuram um modelo de desenvolvimento económico sustentável que deve integrar fatores de produção e ao mesmo tempo cuidar do ambiente. É um grande desafio principalmente para os países em desenvolvimento", afirma.

Ele comenta que as apresentações da Expo no Brasil geraram uma resposta positiva. Em cidades como Curitiba e Florianópolis, o evento atraiu empresários, autoridades e representantes de associações comerciais com grande interesse nas relações comerciais entre o Paraguai e o Brasil.

Em Curitiba, foi estabelecida uma sólida conexão com aliados importantes, como o Sebrae/PR e a Fecomércio PR. Além disso, a recepção por parte de autoridades e empresários tem sido enriquecedora, demonstrando o interesse genuíno pelo Paraguai como destino de investimentos.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo