Geral Últimas Notícias

STF condena segundo acusado pelo 8 de janeiro a 14 anos de prisão

Em julgamento que durou apenas 1 hora e 30 minutos, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Thiago de Assis Mathar a 14 anos de prisão, por ter cometido cinco crimes durante as invasões de prédios públicos, durante a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro deste ano.

Por Da Redação

14/09/2023 às 20:34:30 - Atualizado há
Foto: Reprodução internet

Em julgamento que durou apenas 1 hora e 30 minutos, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Thiago de Assis Mathar a 14 anos de prisão, por ter cometido cinco crimes durante as invasões de prédios públicos, durante a tentativa de golpe do dia 8 de janeiro deste ano.

O primeiro a votar foi o relator do processo no STF, o ministro Alexandre de Moraes, que fixou a sentença em 14 anos e descreveu os cinco crimes praticados por Mathar: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Mathar, que está preso no presídio da Papuda, no Distrito Federal, foi flagrado pelas câmeras durante a invasão ao Palácio do Planalto. Para o advogado do criminoso, "ele participava de uma manifestação pacífica" e entrou no prédio para "se abrigar."

Todos os ministros votaram pela condenação de Mathar. Contudo, Kássio Nunes concordou apenas com os crimes patrimoniais. André Mendonça e Luís Roberto Barroso votaram pela absolvição no crime de associação criminosa armada.

:: STF condena primeiro réu dos atos golpistas de 8 de janeiro a 17 anos de prisão; novos julgamentos acontecem à tarde ::

Primeiro réu condenado

Também nesta quinta-feira (14), o STF confirmou a condenação do primeiro réu julgado por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília. O bolsonarista Aécio Lúcio Costa Pereira, 51 anos, morador de Diadema (SP), foi condenado a 17 anos de prisão. Ele foi condenado por cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

Julgamentos já previstos

Neste primeiro momento, o STF deve julgar quatro dos bolsonaristas envolvidos na invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro deste ano. No total, o Supremo admitiu, nos últimos meses, a abertura de processos contra 1.395 pessoas, que se tornaram rés.

Os quatro primeiros indiciados são Aécio Lúcio Costa Pereira, 51 anos, residente em Diadema (SP); Thiago de Assis Mathar, 43 anos, da cidade de São José do Rio Preto (SP); Moacir José dos Santos, 52 anos, oriundo de Foz do Iguaçu (PR); e Matheus Lima de Carvalho Lázaro, 24 anos, com domicílio em Apucarana (PR).

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo