Litoral LEC-UFPR

Pinguins reabilitados voltam ao mar hoje em Pontal do Paraná

Um grupo de pinguins será solto no mar nesta quarta-feira (6), em Pontal do Paraná.

Por Da Redação

06/09/2023 às 08:17:39 - Atualizado há

Um grupo de pinguins será solto no mar nesta quarta-feira (6), em Pontal do Paraná. Os animais passaram por reabilitação por cerca de dois meses no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (Cred), do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Esta será a maior soltura já realizada pela equipe que realiza o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) no Litoral do Paraná.

A soltura dos pinguins ocorrerá na praia de Pontal do Sul, próximo à região conhecida como “Assenodi”, às 10h. Junto a esta ação, haverá atividades educativas na praia. A equipe do LEC informou ontem que a ação poderia ser adiada em consequência de eventos climáticos, como tempestades ou intensas rajadas de vento. 

Síndrome do pinguim encalhado

Os pinguins reabilitados são juvenis da espécie pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus) e foram resgatados nos meses de julho e agosto de 2023, muito magros e com a saúde debilitada, sem conseguirem se manter aquecidos na água. 

Eles chegaram ao CReD com a "síndrome do pinguim encalhado", que ocorre devido ao processo de migração. Originários na Patagônia argentina e chilena e das Ilhas Malvinas (Falkland), esses animais juvenis têm menos experiência e reserva energética para lidar com desafios impostos pelo ambiente e pelas atividades humanas, e acabam encalhando na praia. Entre esses desafios, estão a escassez de alimento e as redes de pesca, que podem causar lesões e afogamento dos animais. 

Por estarem debilitados, os pinguins encalhados devem ser atendidos prontamente por equipe especializada e aquecidos. Colocar no gelo ou devolver para a água pode causar a morte dos indivíduos. 

A recomendação para quem encontrar animais marinhos nas praias do Paraná é manter distância, afastar animais domésticos e acionar imediatamente a equipe do PMP-BS/LEC-UFPR pelo telefone 0800 642 3341 ou pelo WhatsApp (41) 9213-8746. 

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo