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Com os consumidores mais empoderados é preciso vender melhor

Vender é muito mais do que trocar produtos e serviços por dinheiro.

Por Da Redação

01/09/2023 às 13:34:46 - Atualizado há

Vender é muito mais do que trocar produtos e serviços por dinheiro. Até algum tempo atrás, as empresas até podiam pensar somente na quantidade de vendas, pois o que importava era converter o máximo possível para um público sedento por novidades.

Porém, hoje, em plena era digital, como o mercado se tornou mais abrangente e os consumidores empoderados, não basta apenas aumentar as negociações: é preciso vender melhor.

E vender melhor significa oferecer as soluções certas, pelo preço certo e para o público certo, conquistando um bom lugar na arena econômica mais competitiva da história. Afinal, não adianta ter um pico de vendas pontual se, por exemplo, o negócio não criar uma relação com seus clientes, não investir em fidelização e não tiver retorno no longo prazo.

O que os consultores de empresas estão alertando é que a essência das vendas está no valor que a empresa cria para os consumidores. Ou seja, na solução que o produto soluciona e nos desejos que ele atende. Aliás, essa é a proposta de valor que garante a sobrevivência e prosperidade de qualquer negócio no longo prazo, e não uma alta repentina nas vendas que pode acabar a qualquer momento.

A lógica é a seguinte: de que adianta vender mais hoje, se não tiver quem compre amanhã? Então, vender mais e melhor significa ter uma estratégia comercial sustentável, adaptada à evolução do mercado e dos consumidores atuais.

Portanto, as empresas que são capazes de gerar e capturar valor, oferecer soluções inovadoras e satisfazer seus clientes e acionistas, estarão vendendo do jeito certo e cumprindo a missão do negócio.

Se para alguns setores, as datas comemorativas são sinônimos de lojas fechadas e perda de vendas, para outros as épocas sazonais estão entre as melhores respostas de como vender mais. Dessa forma, é necessário prever sua demanda. Por exemplo, se uma empresa costuma vender mais um tipo de produto na Black Friday e no Natal, é importante conversar com os fornecedores com uma certa antecedência.  Assim, além de evitar a falta de mercadorias ou insumos, se consegue negociar preços e prazos melhores, bem como se programar para armazenar um estoque maior.

Por fim, é fundamental conhecer quem são os clientes, quais as suas preferências e os seus padrões de compra. Isso ajudará muito na hora de oferecer uma experiência diferenciada.

Fonte: BandNews
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