Política CPI do 8 de Janeiro

G. Dias se nega a responder bolsonaristas na CPI e manda Nikolas Ferreira ler plano

Por Beatriz Castro

01/09/2023 às 13:21:40 - Atualizado há
O general Golçaves Dias. Foto: Reprodução/Agência Senado

O general Gonçalves Dias, que chefiava o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) durante o 8 de janeiro, se recusou a responder às perguntas de bolsonaristas na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga os atos golpistas.

G. Dias respondeu parlamentares governistas e também a relatora da comissão, senadora Eliziane Gama (PSD-MA), mesmo quando questionado se havia fraudado mensagens de WhatsApp.


No entanto, o temperamento do general mudou quando ele foi questionado pelo bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG). Ele fingiu que não ouviu a pergunta, se negou a responder e mandou o deputado ler o plano de segurança do Planalto.


Nikolas havia perguntado sobre o "papel do GSI no Plano Escudo". "O senhor tem que ler o Plano Escudo, deputado", respondeu o general.


"Eu estou perguntando para o senhor. O senhor era o responsável, não era eu", rebateu Nikolas. Em resposta, o ex-chefe do GSI disse: "Ele é muito bem escrito, se o senhor ler".


Nikolas insistiu, querendo que o general respondesse. "O senhor está aqui para responder. Não me perguntar. O senhor não vai responder?". A resposta foi simples: "Não".


Em seguida, o deputado perguntou por que o GSI havia convocado somente 38 militares para o 8 de janeiro. G. Dias se recusou a responder novamente.


"O senhor pode se escusar das perguntas, não tem problema. Isso diz muito mais sobre você do que de mim", declarou Nikolas.

Fonte: DCM
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo