Grande Curitiba Emprego

Rede supermercadista de Curitiba consegue aumentar taxa de retenção de funcionários com acolhimento e folga aos domingos

Rede supermercadista é pioneira no setor com projeto para novos funcionários e resultado mostra que o varejo pode ser mais que uma vaga de passagem

Por Redação

01/09/2023 às 13:11:20 - Atualizado há
Jacomar: projeto de acolhimento. (Foto: Divulgação)

É histórico. Por muitos anos, o varejo não foi considerado uma atividade-fim quando se falava em carreira. Isso quer dizer que muitas pessoas viam no segmento uma forma de começar a trajetória profissional, mas poucos projetavam a vida dentro de um mercado, por exemplo. E foi preocupada com isso que uma rede de supermercados em Curitiba e Região Metropolitana inovou e criou um projeto na área de gestão de pessoas, com o objetivo de mudar esse quadro. O Projeto Acolhimento, desenvolvido pelo Jacomar, foi implantado em 2021 e levantamentos feitos pela rede mostram que desde a implantação, a taxa de retenção de colaboradores aumentou em 50%.

"O objetivo é o de realmente acolher as pessoas e não contratá-las e depois deixá-las em lojas grandes, cheias de departamentos muitas vezes, sem treinamento ou conhecimento. Um novo emprego é sempre um desafio, para qualquer pessoa, em qualquer nível operacional e esse contato com a rotina, o dia a dia da empresa faz toda a diferença. O projeto busca cuidar das pessoas, tratar a todos com respeito e ser uma família verdadeira. As pessoas entram mais tranquilas e recebem um cuidado maior nesses primeiros dias de trabalho na nova empresa, que são desafiadores para qualquer um", conta o diretor presidente da rede Jacomar, Harri Pankratz.


Treinamentos

Na semana de integração, colaboradores de todos os cargos passam por treinamentos teóricos, práticos e comportamentais, aprendem sobre processos, atendimento, comunicação, e muitos outros pontos essenciais para a formação de um colaborador alinhado com os valores da empresa. E o projeto foi criado por um antigo cliente da empresa que hoje é colaborador do grupo. "Eu entreguei meu currículo porque eu tinha uma percepção de que trabalhar aqui era bom, os funcionários sempre estavam felizes, o clima sempre foi bom. Quando eu entrei e vi que o ambiente realmente era positivo, senti que precisava de um programa que mostrasse aos novos colaboradores que aqui é um lugar sim de conseguir promoções, aprender, e de fazer carreira", conta Michel Schumacher, que durante quatro anos atuou na área operacional e hoje faz parte da equipe de RH da empresa e atua com Treinamento e Desenvolvimento de pessoas no próprio Jacomar.


Baseado em um estudo realizado pela Society for Human Resource Management (SHRM), que aborda a importância de um processo de Onboarding para melhorar as taxas de retenção de talentos nas organizações, o programa Acolhimento foi desenvolvido e, de julho de 2021 até agora, 1.877 colaboradores passaram pelo projeto.


Desse total, 12% são pessoas com idade igual ou superior a 50 anos e cerca de 6% de estrangeiros. "Para cada treinamento é criada uma turma, que inclusive ganha um nome. Então além de acolher, forma-se uma grande rede de apoio entre os próprios colaboradores, o que desperta o espírito de companheirismo e posteriormente faz com que este colaborador receba um novo colega com mais empatia", diz Schumacher, um dos instrutores que conduz o Programa Acolhimento.


Multiplicadores

Além de palestras técnicas, com profissionais especializados, o programa prevê etapas de apresentação de rotina com os próprios colaboradores. "O projeto valoriza os profissionais que já trabalham na empresa e dá a eles a possibilidade de ensinar sobre os processos e rotinas", diz Pankratz.


"Faz toda a diferença"

Após a semana de acolhimento, os novos colaboradores vão cada um para uma das 17 lojas da rede. Chegando lá, são acolhidos pelas equipes das lojas e, assim, mais preparados para assumir as atividades que precisam executar no dia a dia do trabalho. "Fiz parte da primeira turma do projeto e posso dizer que fez toda a diferença. Ainda mais para mim, que já tenho mais idade. Porque a gente acaba encontrando um ambiente bom pra trabalhar. A paciência foi fundamental para o meu desenvolvimento e um ano depois eu já estava treinando outras pessoas", conta Adonias Gomes, repositor de uma das lojas e que possui 59 anos.


Além disso, a marca realiza outras ações na área de gestão de pessoas diferenciadas, como fechar aos domingos para garantir que os colaboradores tenham mais tempo com suas famílias.


Sobre o Jacomar

O Jacomar é uma rede de supermercados que nasceu no Boqueirão, em Curitiba. Sua história começa em 1966 com a compra de um armazém de secos e molhados pelo seu Jacob e sua esposa, Dona Maria. Em 1976, inaugurou a primeira loja no bairro e de lá até hoje são 17 lojas, três autopostos e 1 centro de distribuição. Ainda em 2023, inaugurará, em Curitiba, a 18ª loja do Grupo. Hoje, a rede tem mais de 2.700 funcionários e lojas nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Piraquara, Fazenda Rio Grande e Pinhais.


Fonte: Bem Paraná
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo