Litoral PONTAL DO PARANÁ

Litoral do Paraná contabiliza mais de 350 animais marinhos mortos em 30 dias

Nas últimas semanas, o Litoral do Paraná tem registrado com frequência o aparecimento de animais encalhados, machucados e até mesmo mortos.

Por Da Redação

31/08/2023 às 14:25:33 - Atualizado há

Nas últimas semanas, o Litoral do Paraná tem registrado com frequência o aparecimento de animais encalhados, machucados e até mesmo mortos.

Em um período de 30 dias (20 de julho a 20 de agosto de 2023), 352 animais foram encontrados mortos em nossa região, dentre eles: pinguins, espécies de aves marinhas, tartarugas e mamíferos marinhos.

Os dados foram coletados durante as ações do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), executado no litoral paranaense pela UFPR, via Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC).

O número é considerado semelhante ao de outros invernos e temporadas de migrações, de acordo com Pedro Cosme Junior, biólogo do LEC/UFPR que atua junto ao PMP-BS/UFPR.

Ainda segundo o LEC, o período entre os meses de maio e novembro é marcado pela migração de diversas espécies de animais marinhos pela costa brasileira, especialmente as aves e mamíferos marinhos. O aumento do fluxo de animais nas águas costeiras do sul brasileiro resulta no aumento da probabilidade de encalhes em nosso litoral.

“Não é um número anormal para a gente, pois no período de migração, principalmente das aves, é comum termos mais registros. No verão, em média, temos uma quantidade bem menor. No entanto, estes números não são entendidos como normais em termos de preocupação quanto à conservação das espécies, visto que muitos pertencem a espécies ameaçadas de extinção ou mesmo não conhecemos os tamanhos das populações para sabermos o risco associado a esta mortalidade”, explica Camila Domit, coordenadora do PMP-BS na UFPR.

No mesmo período do ano passado, o PMP-BS/UFPR registrou, 411 animais marinhos encalhados mortos nas praias do Paraná.

As equipes reforçam a importância do registro de animais marinhos mortos para o andamento e aprimoramento dos projetos.

“O registro de animais marinhos mortos permite a coleta de dados importantes para a conservação das espécies e dos lugares onde vivem, além de contribuir com a saúde pública, permitindo a avaliação de doenças emergentes e alterações na qualidade do ambiente. Animais vivos, mas com a saúde fragilizada, podem ser resgatados e encaminhados a tratamento veterinário no Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde do LEC-UFPR”, destaca o setor de pesquisa.

“Por isso, ao encontrar animais marinhos debilitados ou mortos no litoral paranaense acione a equipe do PMP-BS/Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) da UFPR pelo 0800 642 33 41 ou pelo WhatsApp (41) 9 92138746”, completam os pesquisadores.

Pinguins-de-Magalhães

Dentre as aves migratórias que passam pelo litoral brasileiro, destacam-se os Pinguins-de-Magalhães, mais comumente encontrados na costa sul e sudeste do Brasil.

Em muitos casos, os animais chegam às praias com a saúde debilitada ou mortos. Entre os dias 20 de julho e 20 de agosto, 189 carcaças de Pinguins-de-Magalhães foram recolhidas no litoral do Paraná, sendo 134 nos municípios de Pontal do Paraná e Matinhos, 18 em Guaratuba, 16 em Paranaguá e 21 em Guaraqueçaba.

O alto número de encalhes e óbitos acontece quando os animais deixam suas áreas reprodutivas no sul da Patagônia (Argentina e Chile) e migram para as águas brasileiras em busca de alimento. O trajeto de quase 4 mil km muitas vezes os deixacansados e debilitados, tendo por consequência o encalhe. A maioria dos animais encalhados são juvenis, principalmente por serem inexperientes e terem menor reserva energética.

Tartarugas-verdes

O encalhe de tartarugas-verde juvenis também é frequente nesta época. A equipe do PMP-BS/UFPR registrou 134 carcaças de tartarugas-verdes e 12 de tartarugas-cabeçuda no último mês. Os indivíduos foram encontrados nos municípios de Pontal de Paraná e Matinhos (74), em Guaratuba (17), em Paranaguá (29) e em Guaraqueçaba (14).

As principais causas que afetam a saúde das tartarugas são doenças e ingestão de lixo, mas a mortalidade também está associada a casos de colisão com embarcações e interação com atividades pesqueiras. Todas as espécies de tartarugas marinhas dependem de ações de conservação para sua sobrevivência e a ação coletiva é muito importante para garantir a qualidade de seus habitats!

Com informações da assessoria

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo