Geral Maringá

Pioneiro de Maringá transforma quintal de casa em garagem de veículos antigos e chama atenção de quem passa na rua

Há quase 40 anos o pioneiro dedica parte da vida para os veículos antigos.

Por Da Redação

20/08/2023 às 08:44:41 - Atualizado há
GMC+
Conheça o influencer do Japão que mais ama o Brasil e faz sucesso na web
Maringá
Saiba como é morar no edifício de janelas tortas em Maringá
Maringá
Conheça a história de uma loja que resiste ao tempo em Maringá e está há 50 anos com a mesma família

Assim, foi somente em 1945, aos sete anos, que José Ruiz chegou em Maringá. Desse modo, de lá para cá o pioneiro pôde ver o crescimento da cidade de perto. “É muito gratificante ver como a cidade evoluiu rapidamente. Quando chegamos era somente terra, não havia asfalto e no ‘Maringá Velho’ existiam somente 12 casas. Meu pai mesmo achava que a cidade não iria crescer tanto. Após anos é muito gratificante ter participado do início da cidade”, afirma ao GMC Online.

Paixão por veículos antigos

Há quase 40 anos o pioneiro dedica parte da vida para os veículos antigos, uma paixão que sempre existiu, de acordo com ele. Hoje, dos seis veículos que tem na coleção, três ficam expostas no quintal de sua casa. Ao passar em frente à residência é possível ver o caminhão Ford usado pelo exército e dois tratores, um de 1945 e outro de 1951.

Saldanha tem outro Ford, um carro de passeio, também da primeira metade do século XX, que fica guardado em uma garagem fechada, que só atrai a  atenção da população nos fins de semana durante o passeio pela cidade, ou em desfiles e exposições.

“Eu amo passear com este veículo, ele é todo azul e brilhante e chama atenção das pessoas na rua. Quando está estacionado, muitos pedem para fotografá-lo, entram dentro do veículo, gosto muito”, afirma.

Além disso, os veículos de Saldanha já foram até cobiçados por profissionais da Rede Globo e por pouco não foram parar no cenário de novelas de época.

“Muitas pessoas vêm e oferecem uma grande quantia para comprar os veículos, mas eu não tenho coragem de vender, são grandes relíquias para mim e quero passar de geração em geração”, comenta.

Veja também

GMC+
Conheça a jovem da região que faz sucesso na web com vídeos sobre carros antigos
Maringá
Fechado há anos, Waterpark de Maringá é vendido; veja como o local está hoje
Maringá
‘Museu em casa’: Historiador de Maringá tem coleção com mais de 10 mil itens da 2ª Guerra Mundial

Atenção da população

Em quase 40 anos, muitas pessoas já fotografaram os veículos do pioneiro de Maringá. A dona de casa Carla Bornelli, por exemplo, passa no local todos dias. e ao GMC Online ela diz que acha muito lindo a forma com que José Saldanha preserva a história. 

“Eu sempre passo aqui em frente à casa. Já tirei algumas fotos, mas hoje aproveitei e pedi para entrar no quintal para ver de perto esses tratores lindos que chamam tanto a atenção. Acho uma graça. Nesse período minha irmã vai fazer uma festa de aniversário de um ano do filho e o tema é fazendinha, então, já mandei várias fotos desses tratores para ela para servir de inspiração”, diz.

  • 1/10
  • 2/10
  • 3/10
  • 4/10
  • 5/10
  • 6/10
  • 7/10
  • 8/10
  • 9/10
  • 10/10

Fotos: Rafael Bereta/GMC Online

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania