Esportes Athletico Paranaese

Athletico envia carta de protesto para CBF por gol anulado de Vidal e pede árbitros com experiência

Furacão diz que árbitro Arthur Gomes Rabelo (ES) viu "mão fantasma" no lance contra o Cuiabá. CBF, contudo, afirma que arbitragem acerta na jogada

Por Redação

18/08/2023 às 13:50:39 - Atualizado há

O Athletico enviou uma carta de "irresignação e protesto" para a CBF por conta do gol anulado de Vidal na vitória por 2 a 0 contra Cuiabá na terça-feira, na Ligga Arena, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Furacão ainda cobrou árbitros mais experientes.

A reclamação atleticana foi designada para a diretoria de Competições e ao presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme. O alvo é o árbitro Arthur Gomes Rabelo (ES), que apitou o jogo e estreou na Série A.


Apesar da contestação do Athletico, a CBF viu acerto de Rabelo ao invalidar o gol de Vidal. Após ser chamado pelo VAR, o árbitro marcou toque na mão do jogador rubro-negro antes da finalização.


Segundo a entidade, a regra 12 (tocar a bola com a mão ou braço) foi aplicada corretamente ao explicar que "cometerá uma infração o jogador que marcar um gol no adversário imediatamente depois de a bola tocar na mão ou no braço, mesmo que de maneira acidental".


Veja o diálogo

  • AVAR: Possível mão.
  • Árbitro: Não tenho certeza se bate na mão.
  • VAR: Estou checando se toca. Tem um contato com a bola, ele tem que vir ver. Toca os dedos dele, a gente vê o movimento.
  • VAR: Recomendo uma revisão por mão de imediatez. Você tem que vir ver uma situação que não viu no campo de jogo para tomar a decisão.
  • VAR: Você vai ter que olhar os dedos dele. É bem sutil. Toca nos dedos dele. Vai ser um frame a frame. Olha os dedos.
  • Árbitro: Tem um toque, pega essa câmera lateral. Ela toca na mão dele, uma mão de imediatez. Essa mão sobe no domínio dele para finalização. Retomo como decisão de campo para anular o gol por mão de imediatez.


Árbitro da CBF desde 2021, Rabelo estreou na elite do futebol brasileiro nesta partida. Neste ano, ele tinha trabalhado em 12 jogos: seis da Série B, três da Série C e dois da Copa Verde e um da Copa do Brasil.


Já em 2022, o árbitro variou entre partidas das Séries C e D, além de estaduais - o mesmo aconteceu há duas temporadas, quando começou a carreira. Ele atua tanto como quarto árbitro como principal.


Veja a nota oficial do Athletico

"O Club Athletico Paranaense enfrentou o Cuiabá Esporte Clube na última terça-feira (15), na Ligga Arena, em partida válida pela 19ª do Campeonato Brasileiro. O Athletico informa que, ontem (16), apresentou carta de irresignação e protesto à Diretoria de Competições e à Presidência da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol.

A carta se refere ao nível insatisfatório da arbitragem na referida partida e solicitação de providências para que, nas rodadas faltantes do Campeonato Brasileiro, sejam designados árbitros com notória experiência e que contribuam para um espetáculo esportivo de excelência, que é o merecido para futebol brasileiro".


Com 31 pontos e na sexta posição, o Athletico volta a campo contra o Goiás na segunda-feira, às 20h, na Serrinha, pela 20ª rodada.

Fonte: Ge
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania