Polícia Homicídio culposo

Motorista de ônibus da Apae atingido por trem é indiciado por homicídio culposo e lesão corporal, diz polícia; cinco pessoas morreram

Suspeito responde em liberdade. g1 tenta contato com a defesa dele. Segundo a Polícia Civil, veículo cruzou linha férrea e foi atingido na lateral.

Por Rafael Machado

16/08/2023 às 14:38:02 - Atualizado h√°
Ônibus escolar que transportava alunos da Apae em Jandaia do Sul (PR) ¬- Foto: Reprodução/Blog do Berimbau

A Polícia Civil indiciou por homicídio culposo, quando não h√° intenção de matar, e lesão corporal culposa, os dois crimes na direção de veículo automotor, o motorista do ônibus da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) de Jandaia do Sul, no norte do Paran√°, que cruzou a linha férrea e foi atingido por um trem.

O g1 tenta contato com a defesa do condutor, que não est√° preso.

Cinco pessoas morreram no acidente, que aconteceu em 9 de março e foi registrado por câmeras de segurança.

Entre as vítimas estão um menino de oito anos, duas adolescentes e uma mulher de 56 anos, todos estudantes da Apae, e uma funcion√°ria de 55 anos da instituição, que trabalhava como cozinheira.

Em nota, a Polícia Civil confirmou o indiciamento, mas disse que o delegado respons√°vel pelo caso não dar√° entrevistas neste momento.

O inquérito foi encerrado em 3 de agosto e encaminhado para o Ministério Público. O g1 apurou que a Promotoria ainda est√° analisando se oferece ou não denúncia contra o condutor.

A Prefeitura de Jandaia do Sul informou que afastou o motorista, que é alvo de um processo administrativo interno. A administração municipal disse que a investigação est√° na fase final.

O que o motorista disse na delegacia

O ônibus escolar da Apae levava 29 pessoas no total, sendo 25 crianças, tr√™s monitores e o motorista. O veículo foi atingido na lateral e arrastado por aproximadamente 40 metros, conforme o Corpo de Bombeiros.

Em depoimento na delegacia, o condutor alegou não ter visto e nem ouvido o trem se aproximando. Na época, ele foi liberado pelo delegado por ter prestado socorro às vítimas.

A Rumo Logística, empresa concession√°ria da linha férrea onde o acidente aconteceu, desmentiu a versão do suspeito, e disse em nota que "o maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem".

CNH vencida

De acordo com a Polícia Civil, o motorista estava com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida desde 23 de janeiro.

Segundo o Departamento de Trânsito do Paran√° (Detran-PR), o ônibus estava com a autorização vencida para circular desde 16 de setembro de 2019.

Veículos irregulares

Um inquérito civil do Ministério Público descobriu que 21 dos 23 veículos de transporte escolar utilizados pela Prefeitura de Jandaia do Sul apresentavam irregularidades, como falta de autorização ou com a permissão de circulação vencida.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo