Grande Curitiba Encontro global de escoteiros

Paranaenses evacuados por causa de tufão na Coreia do Sul chegam a Curitiba nesta terça (15)

Grupo de 170 pessoas participaram de evento global de escoteiros em Saemangeum, mas precisaram se deslocar para outra cidade por conta de tufão. Ninguém se feriu.

Por g1 PR e RPC

15/08/2023 às 13:43:21 - Atualizado há
Escoteiros retornam ao Brasil - Foto: RPC

O grupo de 170 paranaenses que participaram do encontro global de escoteiros na Coreia do Sul, chegaram em Curitiba na madrugada desta terça-feira (15). Durante o evento, eles precisaram deixar o local, em Saemangeum, diante da aproximação de um tufão.

De acordo com a organização, a medida foi preventiva e ninguém ficou ferido. O evento foi transferido para Seul, região que não corria perigo, e terminou no dia 11 de agosto.


O chefe dos escoteiros, Rafael Botari, disse que a notícia da aproximação do tufão deixou os jovens tristes, mas que o governo da Coreia do Sul reorganizou o evento de forma rápida.


"Conseguiram rapidamente resolver as questões e levar a gente com segurança e continuar o Jamboree em outra cidade. As atividades continuaram normais e tivemos um belo encerramento em Seul", falou.


Cerca de 42 mil pessoas participaram da 25ª edição do Jamboree Mundial, em Saemangeum, na costa oeste do país.


Experiência internacional

O tufão Khanun atingiu a Coreia do Sul na quinta-feira (10) e, por precaução, os participantes foram para a capital Seul e outras cidades da região, onde ficaram abrigados em escolas, ginásios e bases militares.


O adolescente Caetano Graf contou que, apesar da adversidade, o evento foi especial.


"Claro que a gente chorou, ficou muito triste, mas o Jamboree não acabou lá. [...] Você consegue conversar com pessoas do mundo inteiro, com pessoa que nunca pensou que conseguiria chegar perto e ter abertura para conversar.


O engenheiro florestal e pai de Caetano, Joaquim Graf Neto, disse que ficou apreensivo com as notícias.


Contudo, Joaquim falou que os responsáveis pelos participantes mandavam informações para tranquilizar os familiares.


"A gente teve que segurar as pontas aqui né? Imaginar que o filho do outro lado do mundo passando por alguma adversidade, mas a gente estava bem confiante. Toda a organização do evento dos escoteiros passou muita informação pra gente não ir atrás de informações paralelas."



O evento

Segundo o grupo Escoteiros do Brasil, o Jamboree Mundial é um acampamento do Movimento Escoteiro e acontece a cada quatro anos, sempre em um país diferente.


Os jovens participam de atividades de intercâmbio cultural com os demais escoteiros de todo o mundo, onde cozinham, montam o próprio acampamento, fazem atividades de lazer, cultura, espiritualidade, entre outras.


As atividades são orientadas pelo programa proposto pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania