PolĂ­tica Joias Sauditas

Deputada diz que e-mails mostram que Cid pediu para receber joias dadas a Bolsonaro

De acordo com as mensagens, o ex-ajudante de ordens do presidente tambĂ©m ordenou que as pedras preciosas não fossem catalogadas no acervo da PresidĂȘncia

Por Jovem Pan

04/08/2023 às 14:56:19 - Atualizado hĂĄ
Tenente-coronel Mauro Cid durante depoimento à CPMI do 8 de Janeiro - Foto: TON MOLINA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
O ex-ajudante de ordens da PresidĂȘncia da RepĂșblica Cleiton Henrique Holzschuk pediu, por mensagem de e-mail a outros colegas ajudantes de ordens, que joias recebidas pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) fossem entregues em mãos para o tenente-coronel Mauro Cid. Holzschuk também pediu para que as pedras preciosas não fossem catalogadas no acervo da PresidĂȘncia e afirmou que as solicitações foram feitas por Cid. Bolsonaro foi presenteado com as joias em 26 de outubro do ano passado durante comĂ­cio de campanha pela reeleição em Teófilo, interior de Minas Gerais. A troca de mensagens em relação aos presentes estĂĄ com os integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro. Durante sessão desta terça-feira, 1Âș, quando o colegiado ouviu o ex-diretor-adjunto da AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin) Saulo Cunha, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) citou o caso.

"Eu quero compartilhar com a CPMI algo muito grave que nós achamos em meio a mil e-mails que chegaram a esta CPMI. Essas pedras nunca foram registradas nem como presente ao presidente da RepĂșblica e à primeira-dama, nem em lugar nenhum. Nós fomos olhar as 46 pĂĄginas dos 1.055 presentes recebidos pelo presidente e pela primeira-dama e não constam essas pedras preciosas", comentou. Os ajudantes de ordens copiados na mensagem são Adriano Alves Teperino e Osmar Crivelatti. Pelo menos outros oito e-mails foram trocados entre eles sobre o assunto. Duas mensagens fazem referĂȘncia ao fato de que todos os presentes recebidos pelo presidente da RepĂșblica durante o mandato devem estar sob guarda do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH).


O PCdoB disse que vai pedir que a PolĂ­cia Federal (PF), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Supremo Tribunal Federal (STF) investiguem a origem e o paradeiro das pedras preciosas. Feghali também pediu à CPMI a quebra dos sigilos bancĂĄrio, fiscal e de mensagens da ex-primeira dama Michele Bolsonaro, além de solicitar que ela seja convocada para depor.
Fonte: Jovem Pan
Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo