Geral Nacional

Farmácias estão liberadas para fazer exames de análises clínicas

Exames de análises clínicas podem ser feitos em farmácias e consultórios a partir desta terça-feira (1º).

Por Da Redação

01/08/2023 às 16:35:07 - Atualizado há
Farmácias estão liberadas para fazer exames de análises clínicas

Exames de análises clínicas podem ser feitos em farmácias e consultórios a partir desta terça-feira (1º). A norma foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária para 47 tipos de exames de análises. Os exames devem ser realizados nesses espaços somente em caráter de triagem e não substituem o diagnóstico laboratorial convencional.

Veja mais:

De acordo com o CEO da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, Sérgio Mena Barreto, os preços dos exames devem cair.

Os estabelecimentos podem oferecer testes de análises clínicas a partir de material biológico primário, como sangue, urina, fezes e secreções. Segundo o CEO da Abrafarma, a oferta desses exames nas farmácias deve proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes.

Até então, a Avisa liberava exames como os testes de covid-19 e glicemia. A farmacêutica responsável pelos Serviços Avançados Nissei (SAN), Priscila Cunha, fala sobre os novos exames que poderão ser realizados.

Em nota, a Anvisa avalia que a nova norma representa um avanço importante em relação à ampliação da lista de serviços executados em farmácias e consultórios, a fim de permitir o melhor acesso da população à assistência à saúde, bem como garantir a qualidade dos exames de análises clínicas no país.

Reportagem: Francine Lopes e Lorena Pelanda

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo