Geral Agroindústria familiar

Selo de qualidade fomenta agroindústria familiar em Guamiranga

Karina Ludvichak Em 2022 a Prefeitura de Guamiranga regulamentou o Serviço de Inspeção Municipal de Produto de Origem Animal (S.

Por Da Redação

31/07/2023 às 17:26:29 - Atualizado há

Karina Ludvichak

Em 2022 a Prefeitura de Guamiranga regulamentou o Serviço de Inspeção Municipal de Produto de Origem Animal (S.I.M/POA), vinculado à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. O S.I.M é regido pela Lei Municipal nº 933 de 19/10/2021 e pelo Decreto nº 277 de 28/10/2021, onde constam todas as normas a serem seguidas pelos produtores.
A princípio, as ações iniciais de inspeções e fiscalizações eram de caráter educativo, em seguida foram criados programas de capacitação para produtores e manipuladores de alimentos, e o marco do serviço foi o selo de qualidade cedido através do programa.
A primeira e única empresa a receber o selo de qualidade do S.I.M foi a Cervinski, empresa de embutidos. A agroindústria familiar que tem como proprietários Eliana De Camargo Cervinski e seu esposo Vilmar Cervinsk. Eliana conta que eles já trabalham com a fabricação de embutidos há vários anos, mas no início era apenas para o consumo da família. "Há dois anos nós começamos a vender para os conhecidos e vizinhos e com o selo S.I.M faz um ano que estamos vendendo", explica a proprietária.
"Ficamos felizes de receber esse selo, pois ele representa um passo a mais porque envolve várias questões que são exigidas. O selo é um compromisso, ele atesta isso com nossos consumidores e garante a qualidade do nosso produto", ressalta Eliana ao afirmar que o reconhecimento aumentou o número de vendas dos produtos da família.
Ela explica que quando receberam a proposta para receber o selo de qualidade pelo Serviço ficaram meio receosos, já que são feitas muitas exigências, mas que não se arrependem de terem aceitado o convite. "Faz um ano que temos esse selo e nós já temos produtos em alguns estabelecimentos da cidade. Por enquanto é apenas no município, mas mais para frente queremos outros selos para estar comercializando nossos produtos nas cidades vizinhas", finaliza Eliana.
QUEM DEVE SE REGISTRAR NO S.I.M?
Todos aqueles estabelecimentos que abatam animais, produzam matéria-prima, manipulem, beneficiem, preparem, embalem, transformem, envasem, acondicionem, depositem e industrializem produtos de origem animal.
ONDE E COMO SE REGISTRAR?
O S.I.M está localizado no Centro de Treinamento de Agricultores (CTA), em Guamiranga, onde, também está sediada a Secretaria Municipal Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Os interessados podem comparecer ao escritório para receber as informações legais de cadastramento, ou entrar em contato através dos telefones (42) 3438-1148 / (42) 9 9123-7036, e e-mail [email protected].

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo