Litoral DESTAQUES

Paranaguá 375 anos: Autoridades e lideranças prestam suas homenagens

Por E Mais Notícias

28/07/2023 às 23:05:29 - Atualizado há

A terra de Júlia da Costa, de Fernando Amaro e de tantos parnanguaras ilustres completa 375 anos neste sábado, 29 de julho. Sua história não precisa necessariamente ser buscada em livros ou sites especializados, pois está explícita em suas ruas e edificações antigas, basta andar pelo centro histórico.

Ao longo desses 375 anos muitos fatos foram marcantes na sua história. O advogado Alessandro Stanicia, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP), destacou alguns dos capítulos mais importantes da cidade mais antiga do Paraná.

"São inúmeros os fatos que retratam a importância da história da cidade, desde a chegada dos primeiros povoadores na Cotinga, na metade do Século XVI, pouco tempo após o descobrimento do Brasil, até a ordem do Rei de Portugal, através de um documento chamado "foral", encaminhado por Gabriel de Lara, que conferiu a elevação desta região ao Predicado de "Vila", o que na colonização portuguesa era uma divisão administrativa, hoje equivalente a cidade. Por isso a data de nossa fundação é o dia 29 de julho de 1648. Um monumento importante que testemunha esta época, é o Pelourinho, cujo original encontra-se preservado na Praça Cívica do IHGP. Este pelourinho foi erigido em Paranaguá em 1646, também pelo Rei de Portugal, e simbolizava que nesta região imperava a Lei e a Justiça de Portugal. Estes fatos por si só já demonstram a importância de Paranaguá na história do nosso país", explica Alessandro Stanicia.

Por essas e outras, a Cidade Mãe do Paraná merece todas as homenagens. O Portal Mais Notícias conversou com autoridades e lideranças da nossa região, elas deixaram seus desejos e felicitações para Paranaguá e para seus habitantes. Confira!

Arnaldo Maranhão, Coordenador do Litoral

"Nesta data tão especial para todos nós que vivemos aqui na cidade é momento de comemoração pelos 375 anos de existência da cidade mais querida do Paraná, a cidade que acolhe a todos de braços abertos. O meu desejo é que Deus continue abençoando nossa cidade, esse pedacinho de chão, esse lugar maravilhoso. Desejo também que possamos ter uma cidade melhor para todos, com mais saúde, mais segurança, mais geração de emprego. Esse é meu desejo do fundo do coração".

Lucius Malaquias, Pastor da Comunidade da Graça e Presidente da Associação dos Ministros Evangélicos de Paranaguá (AMEP)

"Desejo para a cidade nesses 375 anos, que ela possa prosperar em todos as áreas: saúde, educação e economicamente. E que todos possam desfrutar de uma boa qualidade de vida, já para os moradores quero lembrar que quem faz a cidade somos nós, o povo parnanguara é querido e acolhedor! Feliz 375 anos Paranaguá".

Padre Dirson Gonçalves, Reitor do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio

b34ef541-3341-4f2a-b3ca-69b8251ee470-1-750x830.jpeg

"Já estou em Paranaguá há mais de 4 anos. Aprendi a amar e defender essa linda cidade. Por cuidar do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, desejo que Deus derrame saúde, paz, prosperidade e alegria para todos os parnanguaras. Parabéns Paranaguá! Deus abençoe a todos".

Luiz Fernando Garcia, Diretor-presidente da Portos do Paraná

d9123415-b426-4950-aafe-027843df5a6d-750x500.jpeg

"O que eu desejo é que a cidade siga se desenvolvendo junto com o porto. O porto e a cidade de Paranaguá estão relacionados de tal forma que é difícil pensar em um, sem o outro. Sabemos como os portos são determinantes, para os processos de desenvolvimento local. O Governo do Paraná trabalha, junto com toda a comunidade portuária, para fortalecer o porto e, junto com ele, o município de Paranaguá. Somos parte de um ciclo virtuoso: quanto mais o porto movimenta, mais trabalho ele gera e mais dinheiro circula na cidade. E não é só isso, quanto mais impostos são pagos pelas empresas portuárias, mais a prefeitura consegue investir em setores fundamentais e melhores serviços estarão disponíveis para toda a população. Nestes 375 anos do município, reforçamos o nosso compromisso com a cidade que nos acolhe e com seus moradores. Temos muito orgulho de levar o nome de Paranaguá para o mundo, como referência em trabalho, eficiência e cuidado com o meio ambiente".

Pastor Reginaldo dos Santos Alves, Presidente da Assembleia de Deus de Paranaguá

7de325d2-a2cb-43d7-b0a2-c008575f32ce-2.jpeg

"Meu desejo é que Paranaguá e seus habitantes possam desfrutar das bençãos de Deus, que sempre seja uma cidade próspera e acolhedora, e que seus munícipes tenham orgulho da cidade onde nasceram, viveram ou foram acolhidos. Minha oração é por menos violência e mais compreensão, mais amor ao próximo, mais cuidado com suas crianças, adolescentes e jovens, que são o futuro de nossa cidade. Que Deus em sua infinita bondade abençoe a todos. Parabéns Paranaguá pelos 375 anos de histórias e conquistas".

Marcelo Roque, Prefeito de Paranaguá

"Neste dia 29 de julho, comemoramos os 375 anos de nossa amada Paranaguá, cidade mãe de todos os paranaenses. Neste momento especial, parabenizamos o povo parnanguara, gente alegre, trabalhadora e forte em valores de luta, honestidade e dedicação, que diariamente contribui para o progresso do município. Parabéns a todos aqueles que, diariamente, cumprem sua missão com dedicação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de nossa cidade. Encarando novos projetos e desafios, mostramos que não existem limites para alcançar nossos objetivos, desde que sejamos guiados pelo desejo de atender aos anseios de nossa população. Meu agradecimento a toda essa gente que trabalha para que seus filhos possam sonhar com um futuro melhor. Continuaremos a trilhar um caminho de sucesso e prosperidade para nossa querida cidade Mãe do Paraná".

Fotos de Paranaguá: Ronaldo Damasceno

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo