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Fenômeno barbiecore deve persistir durante o segundo semestre

Por BandNews

25/07/2023 às 13:32:12 - Atualizado há
Fenômeno barbiecore deve persistir durante o segundo semestre

Desde o lançamento do filme Barbie, a onda rosa vem tomando conta das vitrines, dos guarda-roupas, dos cardápios nos restaurantes e das confeitarias e de muitos itens à venda no varejo. No setor de beleza, o fenômeno mudou a paleta de cores das maquiagens, das tinturas de cabelo e dos esmaltes. Enfim, a cor rosa da Barbie impactou a economia e está influenciando o comportamento dos consumidores.

As previsões são de que o fenômeno barbiecore deve se estender por mais algum tempo, provavelmente deve persistir durante todo o segundo semestre do ano. E há até quem diga que o Papai Noel de 2023 virá vestido de cor-de-rosa.

Na análise do professor das disciplinas de Marketing, Branding e de Comportamento do Consumidor no UniCuritiba, Sérgio Czajkowski Júnior, a estética e a paleta de cores do guarda-roupas do Papai Noel dificilmente mudarão por causa do fenômeno barbiecore. Mas, o que teremos daqui para frente, é uma predominância rosa nos brinquedos e nas embalagens. Também as empresas poderão surfar essa onda de forma mais discreta pelos próximos meses, apostando em detalhes e referências ao filme e à boneca, mas sem exageros.

O professortambém explica que como a estreia do longa-metragem é recente, ainda é cedo para se avaliar todos os reflexos no marketing, nos hábitos de consumo e na economia, mas uma coisa é certa: esse fenômeno deve permear vários setores, muito além do vestuário e das festas infantis. Aliás, o consultor nas áreas de Planejamento Estratégico, Vendas e Marketing, prevê, por exemplo, o lançamento de eletrodomésticos cor-de-rosa.

Como uma boneca lançada nos Estados Unidos, em 1959, consegue ser tão influente ainda hoje?

Para quem não sabe, a Barbie foi inspirada em uma boneca alemã focada, originalmente, no público adulto e foi a Mattel quem a transformou na versão que conhecemos hoje, mais dedicada ao público infantil. Quem tem 40, 50 ou 60 anos brincou com a Barbie e essa nostalgia explica parte do fenômeno barbiecore provocado pelo filme.

De acordo com o professor do UniCuritiba, o lançamento da Barbie foi um "marco divisor" na indústria de brinquedos. Antes da Barbie, as bonecas eram inspiradas em bebês. Depois da Barbie, as crianças do mundo todo começaram a brincar com uma boneca de aparência mais adulta. Ou seja, houve uma ruptura importante no mercado infantil.

Agora, a permanência da Barbie nas lojas e no imaginário de gerações só foi possível porque a Mattel soube se adaptar ao mercado. Sergio Junior, que é um estudioso das áreas de Marketing, Branding e de Planejamento Estratégico, lembra que em meados dos anos 2010 a Mattel teve problemas com a venda das Barbies. À época, a boneca perdeu o posto de carro-chefe entre os brinquedos nos Estados Unidos. Então foi preciso se adaptar aos novos tempos e a Mattel lançou produtos complementares para reconquistar o mercado.

Por fim, os donos de negócios devem aproveitar as oportunidades que estão surgindo, porém não devem se esquecer dos direitos autorais das marcas registradas. Segundo o Sebrae, é preciso ter cuidado com aspectos da comunicação visual e propriedade intelectual, envolvendo logomarcas oficiais. Nesse sentido, o ideal é fazer referências genéricas ao tema, usando a palavra boneca, por exemplo ao descrever um produto e apostar nos tons diferenciados de rosa.

Fonte: BandNews
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