Sa√ļde Coronav√≠rus

Anvisa suspende cautelarmente autorização de importação da vacina Covaxin

Por Correio 24 Horas

27/07/2021 às 13:13:23 - Atualizado h√°

A Diretoria Colegiada da Ag√™ncia Nacional de Vigil√Ęncia Sanit√°ria (Anvisa) decidiu por unanimidade nesta ter√ßa feira, 27, suspender cautelarmente a autoriza√ß√£o excepcional e tempor√°ria para importa√ß√£o e distribui√ß√£o da vacina russa Covaxin contra a covid-19, solicitada pelo Ministério da Sa√ļde. Em nota, a ag√™ncia diz que a medida prevalece "até que sobrevenham novas informa√ß√Ķes que permitam concluir pela seguran√ßa jur√≠dica e técnica da manuten√ß√£o da delibera√ß√£o que autorizou a importa√ß√£o".

A decis√£o foi tomada após a Anvisa ser comunicada pela empresa indiana Bharat Biotech de que a Precisa Medicamentos n√£o possui mais autoriza√ß√£o para representar a empresa. O relator da matéria, o diretor Alex Machado Campos, considerou que a perda de legitimidade da Precisa para atuar perante a ag√™ncia pode influenciar no cumprimento dos requisitos e condicionantes da importa√ß√£o.

Segundo a Anvisa, a decis√£o levou em conta not√≠cias de que documentos ileg√≠timos podem ter sido juntados ao processo de importa√ß√£o, o que pode impactar as conclus√Ķes quanto aos aspectos de qualidade, seguran√ßa e efic√°cia da vacina a ser utilizada na popula√ß√£o nacional. No voto, o relator informou que acionou a procuradoria jur√≠dica da Anvisa e est√° promovendo dilig√™ncias junto à Bharat e ao Ministério da Sa√ļde.

CPI
Na sexta-feira, 23, a Bharat Biotech anunciou o encerramento de seu contrato com a Precisa Medicamentos, que intermediava a venda do imunizante no Brasil. De acordo com o an√ļncio feito, a Bharat Biotech afirmou que continuaria a trabalhar com a Anvisa para concluir o processo de aprova√ß√£o regulatória do imunizante.

A Precisa Medicamentos intermediou a compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Sa√ļde. O contrato, após den√ļncias, é alvo de investiga√ß√£o da Comiss√£o Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, que suspeita de um esquema de corrup√ß√£o para a compra da vacina no governo do presidente Jair Bolsonaro.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo