Geral Meio Ambiente

Árvores cortadas ilegalmente são replantados em Curitiba

As árvores que foram cortadas ilegalmente no bairro Juvevê, em Curitiba, começaram a ser replantadas nesta semana pela Prefeitura na rua Guarda-Mor Lustosa.

Por Da Redação

20/07/2023 às 14:50:46 - Atualizado há

As árvores que foram cortadas ilegalmente no bairro Juvevê, em Curitiba, começaram a ser replantadas nesta semana pela Prefeitura na rua Guarda-Mor Lustosa. Os ipês foram podados por empresas de publicidade que queriam mais visibilidade para os painéis de anunciantes.

Pelo menos 13 mudas de ipês amarelos já foram plantadas nos mesmos locais onde as árvores foram arrancadas de forma ilegal.

"Em maio deste ano cortaram seis ipês adultos no Juvevê e espalharam uma fake news nas redes sociais dizendo que a Prefeitura tinha cortado para facilitar a leitura dos radares de trânsito. Isso chamou minha atenção e fizemos um boletim de ocorrência na Delegacia de Meio Ambiente", explicou o prefeito Rafael Greca.

Segundo Roberto Salgueiro, responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha e pelo plantio de árvores nas ruas de Curitiba, os ipês amarelos que foram cortados estavam com 23 anos. "Eles estavam em pleno desenvolvimento, iriam durar no mínimo mais 20 anos. É uma árvore nativa do Brasil e que dá uma florada linda", disse Salgueiro.

Árvores cortadas ilegalmente são alvo de operação em Curitiba

A investigação liderada pela Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente resultou na prisão de seis pessoas, entre empresários e responsáveis pelo corte ilegal das árvores.

De acordo com a polícia, o grupo cortava as árvores sem obter as autorizações necessárias. O objetivo, segundo a polícia, era melhorar a visibilidade de painéis publicitários com anúncios de clientes.

"Nenhum desses cortes, que foram em mais de 45 locais identificados, haviam licença ambiental. Alguns locais foram feitos cortes em outras três oportunidades, ou seja, a Prefeitura replantou e o corte foi feito novamente", disse o delegado Guilherme Dias, na época da operação.

A Prefeitura de Curitiba informou que vai cassar o alvará das empresas envolvidos com esses crimes.

Fonte: Massa News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo