PolĂ­tica PCB

Jones Manoel é expulso da direção do PCB

Historiador denuncia ausĂȘncia de polĂ­tica de segurança no partido e adoção de 'polĂ­tica reformista'; PCB ainda não se manifestou sobre a decisão

Por ANDRÉ LUCENA

18/07/2023 às 11:12:14 - Atualizado hĂĄ
Foto: Divulgação

O historiador Jones Manoel afirmou, em publicação feita nas redes sociais neste domingo 16, que foi expulso da direção do Partido Comunista Brasileiro (PCB), da qual fazia parte desde 2021. A exclusão foi formalizada no dia 8 deste mĂȘs, mas só tornada publicada no final de semana.

"Camaradas: no XVI Congresso do PCB (2021) fui eleito para o ComitĂȘ Regional de Pernambuco (na etapa estadual) e para o ComitĂȘ Central do partido (na etapa nacional). Porém, no Ășltimo dia 08, fui expulso de todas as instâncias de direção do PCB, em reunião do ComitĂȘ Central", anuncia o historiador em seu perfil nas redes sociais.


De acordo com Manoel, ele foi expulso de todas as instâncias de direção do PCB, após um processo interno para apurar crĂ­ticas feitas por ele à "ausĂȘncia de polĂ­tica de segurança no partido em meio a ameaças de morte" sofridas por ele e por seus familiares.


Em conversa com CartaCapital, Jones Manoel declarou que a direção nacional do PCB "adotou uma polĂ­tica reformista" que, segundo ele, "fere o programa polĂ­tico do partido, o centralismo-democrĂĄtico, e fecha os espaços de debate interno e perseguem quem faz crĂ­ticas".


Segundo ele, a expulsão se deu no âmbito nacional e na direção estadual de Pernambuco, no espaço da direção nacional do partido. O militante denuncia a ausĂȘncia de polĂ­tica de segurança não apenas para ele, mas para todos os militantes.


"Eu fiz o debate pensando na segurança da militância, mas nada foi feito", afirmou. Na publicação em que comunica a sua exclusão do partido, Jones diz ainda que o processo foi conduzido de forma ilegal.


"Dentre os vĂĄrios absurdos do processo, ressalto que só tive acesso ao conteĂșdo e carĂĄter da acusação no dia do "julgamento". A comissão disciplinar foi instituĂ­da ferindo nossas resoluções, me chamaram para uma oitiva irregular, sem me explicarem o conteĂșdo da acusação", diz um trecho da postagem.


O PCB ainda não se posicionou sobre a expulsão de Jones Manoel das instâncias de direção. CartaCapital tentou contato com o partido, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Fonte: CARTACAPITAL
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo