Geral 106 anos de Teixeira Soares

Teixeira Soares: Celebrando 106 anos de história e tradição

Sthefany Brandalise Em 2023, o município de Teixeira Soares comemora seus 106 anos de emancipação política, um marco que representa uma trajetória de superação, desenvolvimento e amor pela sua terra.

Por Da Redação

14/07/2023 às 11:49:07 - Atualizado há

Em consequência do crescimento econômico e populacional de Teixeira Soares no ano de 1917, a comunidade desejava construir um novo templo, pois se constatava que a pequena capela não mais satisfazia aos anseios da população católica. Seria necessário tomar-se a iniciativa da edificação de um templo vasto, estético e digno do progresso e da cultura de Teixeira Soares.

Costa, Libero Nunes, José Alves Teigão, Argemiro Brasil, José Gugelmin, mais tarde EmestoGubert e FelippeGubert Sobrinho formaram uma comissão para a construção da capela. Os trabalhos eram organizados sob a designação de “Obras da Nova Igreja”, onde se desenvolveu também uma propaganda bem articulada para a aquisição de fundos, promovendo-se leilões de prendas donativos, diversões campestres, botequins, espetáculos no cinema entre outros, tendo deliberado não iniciar as obras antes de adquirir uma certa importância suficiente, para a construção dos alicerces, parede e cobertura sem interrupção.

No dia 21 de janeiro de 1925, foi realizada uma reunião com a participação de várias pessoas do município com a finalidade de divulgar os valores arrecadados. Também foi exposto que a comissão iria se demitir, pois havia contratado o arquiteto Atílio Caporasso para a obra, com a planta enviada pelo Bispo Dom João Francisco Braga, realizou-se no dia quatro de outubro de 1925 o lançamento da Pedra Fundamental do templo. A família Teixeira Soares também doou a Imagem do Sagrado Coração de Jesus.

Ricardo Hirter fez a escada e o coro ao preço de quinhentos e sessenta mil réis. A conclusão da torre e do Arco das Sete Dores que foi projetado por Germano Baumel, a pedido do primeiro pároco Padre Fidelis Rota também foi feito.

A inauguração da igreja foi em 28 de novembro de 1928.

Aproximadamente em 1953, foi contratado um pintor de origem européia, Francisco DennierFlizikouski, juntamente com seu filho Aloísio, residentes em Curitiba, para fazer a pintura interna do teto (de madeira) e paredes laterais, em estilo barroco, os materiais por eles utilizados foram corantes, gema e clara de ovos doados pela comunidade.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo