Política Operação Lava Jato

Filho de ex-ministro alvo da Lava Jato é dono de apartamento de 1,4 milhão de euros em Paris

Por OCCRP, Ojo Público, Armando .info, Le Monde, BIRD

06/07/2023 às 12:28:00 - Atualizado há

A análise da equipe e dos parceiros da plataforma OCCRP (Projeto para Denúncia ao Crime Organizado e Corrupção, sigla em português), na América Latina, mostra como acusados de lavagem de dinheiro; funcionários investigados por corrupção; e outras figuras compraram propriedades em Paris e em outros lugares. Com informações do Metrópoles.

Principais descobertas:

1. Os sogros de um ministro venezuelano alvo de uma grande investigação internacional por corrupção eram donos um apartamento de 2 milhões de euros em Paris;

2. Um venezuelano ligado a um suposto esquema de captação de recursos da empresa petrolífera estatal gastou mais de 20 milhões de euros em compra de propriedades;

3. O filho de um ministro brasileiro investigado por corrupção é dono de um apartamento de 1,4 milhão de euros em Paris;

4. O apartamento não declarado em Paris de um ex-presidente peruano investigado por corrupção foi discretamente vendido por 1,4 milhão de euros em 2013.


Zacarias

A varanda do segundo andar de uma propriedade parisiense ornamentada tem vista para a rua perto do Arco do Triunfo. No interior, um elegante corredor leva a um pátio repleto de plantas. Uma campainha diz "Zacarias" – mas quando um repórter toca, ninguém atende. Alguns vizinhos dizem não conhecer a família; outros dizem que não os veem desde a pandemia de Covid-19.


O apartamento aparentemente vago foi comprado em 2016 por uma empresa criada por parentes de um ex-ministro venezuelano cuja família é acusada de manipular dezenas de milhões de dólares em supostos subornos.


Eles são apenas um exemplo de vários latino-americanos de alto perfil investigados por corrupção ou atividades criminosas que investiram dinheiro em imóveis franceses, descobriu uma investigação da equipe da OCCRP na América Latina e seus parceiros.


Outros compradores de cotações francesas de luxo incluem um ex-presidente peruano suspeito de aceitar subornos, dois irmãos venezuelanos investigados por negociações supostamente fraudulentas com a estatal petrolífera e o filho de um ex-ministro brasileiro investigado por suposta corrupção.


Em todos, exceto um desses exemplos, as pessoas foram investigadas em conexão com a Operação Lava Jato ("Lavo Jato"), um grande escândalo de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil que revelou que bilhões de dólares em fundos estatais foram desviados em negócios corruptos.

Fonte: 180graus
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo