Grande Curitiba Política

Após vistorias, Câmara sugere melhorias para o Mesa Solidária

Por Informações: Leonardo Gomes com CMC

01/07/2023 às 08:20:32 - Atualizado há
Após vistorias, Câmara sugere melhorias para o Mesa Solidária

Deve ser encaminhado na próxima semana à prefeitura o relatório da Câmara de Curitiba com sugestões de melhorias para o programa Mesa Solidária. O documento traz propostas da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social do Legislativo, a partir de visitas a duas unidades do programa, realizadas há duas semanas.

A maior parte das sugestões dizem respeito à unidade do Mesa Solidária na praça Tiradentes. O local distribui em média 200 refeições no almoço e de 300 a 350 no jantar. O relatório reforça que a ideia é manter o serviço no Centro de Curitiba, mas sugere a mudança "para um imóvel maior e com mais condições de atendimento e estrutura".

Segundo os vereadores, foi identificado que grande parte dos frequentadores recebe a marmita e faz a refeição fora da estrutura. Na percepção dos membros da comissão, a estrutura não está 100% apta para receber o grande volume de pessoas com um acolhimento efetivo.

Outros apontamentos são em relação às filas; à limitação na ventilação no local; à ausência de banheiros químicos e de toldo na área externa do imóvel, que proteja os usuários em dias de chuva ou de sol intenso; e à praça Tiradentes que, por se tratar de um edifício histórico, não pode ter o funcionamento de uma cozinha a gás.

Além das sugestões, a Comissão de Saúde elogia, no documento, a estrutura do Mesa Solidária e da Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, que fica sob o viaduto do Capanema. Todos os dias da semana é servido o jantar no local. Aos sábados, é também oferecido o almoço. Aos domingos, café da manhã, almoço e jantar. A média é de 200 marmitas servidas em cada refeição.

O relatório sugere, ainda, à prefeitura "que a atenção deve estar voltada para melhorias no entorno, em termos de segurança, higiene e limpeza urbana; com ações educativas e de conscientização para evitar imprevistos aos moradores e comerciantes".

O relatório cita, ainda, a necessidade de se mapear os usuários; disponibilizar atendimentos na área da saúde, a exemplo do consultório móvel odontológico; ter postos fixos da Guarda Municipal nas unidades do programa.


Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo