Litoral PARANAGUÁ

Condenado: Ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível por oito anos

O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível por oito anos, ou seja, impedido de disputar as eleições até 2030.

Por Da Redação

30/06/2023 às 17:13:27 - Atualizado há

O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível por oito anos, ou seja, impedido de disputar as eleições até 2030.

A decisão foi tomada pela maioria dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta sexta-feira (30). No entanto, cabe recurso contra a decisão.

Foram realizadas quatro sessões de julgamento, e o placar de 4 votos a 1 contra o ex-presidente foi possível através do voto da ministra Cármen Lúcia.

Para a ministra, a reunião foi convocada por Bolsonaro para atacar o sistema eleitoral e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do TSE.

Cármen Lúcia afirmou que o ex-presidente fez um "monólogo", sem passar a palavra para perguntas dos embaixadores presentes.

Julgamento

O TSE julgou a conduta de Bolsonaro durante reunião realizada com embaixadores, em julho do ano passado, no Palácio da Alvorada, para atacar o sistema eletrônico de votação. A legalidade do encontro foi questionada pelo PDT.

Conforme o entendimento já firmado, Bolsonaro cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-presidente fez a reunião dentro do Palácio da Alvorada. Além disso, houve transmissão do evento nas redes sociais de Bolsonaro e pela TV Brasil, emissora pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo