Política Fake news

Paulo Martins é um dos investigados com Bolsonaro em ações no TSE

Político é citado na Ação de Investigação Judicial Eleitoral sobre disseminação de fake news

Por Aline Reis

28/06/2023 às 12:28:33 - Atualizado há
Paulo Martins é cotado para ser prefeito de Curitiba | Foto: Mattia Fossati/Plural.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investiga 16 ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma delas, movida pela Coligação Brasil da Esperança, cita o ex-deputado federal Paulo Martins (PL), postulante a prefeito de Curitiba.

A jornalista Carolina Brígido, do UOL, fez levantamento apontando que ao menos 70 pessoas são investigadas junto com ex-presidente em ações no TSE. Além de Martins, uma das ações também cita o jornalista Bernardo Kürster, de Londrina.


A investigação de ação judicial eleitoral trata de abuso de poder, abuso de autoridade e uso indevido de meio de comunicação social.


Paulo Martins

"A presente demanda tem por objeto a necessidade de investigação e enfrentamento de um verdadeiro ecossistema de desinformação engendrado e financiado em benefício de determinadas candidaturas e prejuízo de outras, nas Eleições de 2022", diz o texto.


A ação movida pela coligação monitorou 43 perfis que interagiam com o perfil de Carlos Bolsonaro no Twitter entre 3 de maio e 10 de outubro de 2022, que foram responsáveis, segundo a ação, por mais de uma centena de publicações com desinformação, incluindo Paulo Martins.


Ao Plural, o político disse que "Essa ação é uma típica peça de assédio jurídico para atingir opositores. O estudo utilizado pelo PT para embasar a esdrúxula tese foi desenvolvida por dois profissionais que, dentre outras coisas, fizeram parte do governo Lula e Dilma, sendo que um deles foi até doador de campanha petista. Enfim, é mais uma iniciativa para atacar a liberdade de expressão e calar quem não convém ao partido. Que o poder judiciário não se preste a isso".


Ainda não há prazo para que a ação avance no TSE. Nesta terça-feira (27) o Tribunal retoma o julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, outra ação que analisa a inelegibilidade de Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Esta Aije foi movida pelo PDT.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo