Para além de vídeos e áudios, o YouTube em breve pode disponibilizar jogos na plataforma.
Para além de vídeos e áudios, o YouTube em breve pode disponibilizar jogos na plataforma. A informação é do jornal The Wall Street Journal, que obteve acesso a um email interno da companhia que confirma o experimento.
Segundo a reportagem, a Google convidou alguns funcionários para testar uma seção chamada Playables (ou “Jogáveis”, em tradução livre para o português) que dá ao usuário acesso a jogos para PC (via navegador ou aplicativo para desktop) e dispositivos móveis Android ou iOS.
De acordo com o relato, os títulos são facilmente acessados e podem ser compartilhados por meio de um link com outras pessoas.
Múltiplos títulos foram liberados para o período de avaliação interna, mas apenas um foi divulgado. Trata-se de Stack Bounce, um minigame em que você precisa derrubar uma torre de tijolos usando uma bola que fica constantemente quicando na tela e só deve acertar os quadrados na cor laranja — algo muito parecido com o conceito de clássicos como Arkanoid, da Taito, ou Breaktout, da Atari, citando apenas alguns exemplos.
O site 9 to 5 Google encontrou Stack Bounce no acervo do GameSnacks, um serviço da própria Google com vários jogos simples, a maioria desenvolvidos internamente por estúdios incubados ou formados entro da companhia. O catálogo da página traz vários outros títulos que também podem fazer parte do Playables.
Por enquanto, não há qualquer informação oficial sobre a implementação do Playables dentro do YouTube. Como o serviço ainda está em período de testes, não é possível cravar um período de lançamento, ou sequer afirmar que ele de fato será lançado na plataforma.
Recentemente, a plataforma de vídeos começou a investir também na inclusão de podcasts em uma nova seção no serviço.
Já a Google nos últimos meses começou e descontinuou projetos nesse segmento. O lançamento é o de cada vez mais títulos do Android para rodarem nativamente no Windows 11, inclusive jogos. O encerramento foi uma tentativa mais ousada de entrar no mercado de streaming de jogos: o Stadia, que parou as atividades em janeiro de 2023 após três anos de atividade e pouco sucesso no setor.
Fontes: The Wall Street Journal; 9 to 5 Google