Grande Curitiba Racismo

Agente educacional diz em sala de aula que estudante 'ficou com carinha de macaco', e turma reage

Caso foi em Curitiba. Secretaria Estadual de Educação do Paraná afirmou que repudia qualquer ato racista e apura os fatos, tomando as providências administrativas cabíveis. Polícia investiga injúria racial.

Por g1 PR e RPC

23/06/2023 às 15:37:17 - Atualizado há

Uma agente educacional foi filmada em sala de aula dizendo que um estudante fez "carinha de macaco" para ela, no Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Curitiba . O vídeo circula nas redes sociais e mostra que a turma reagiu à fala da servidora.

"Fui entregar o papel para ele, ele não pegou o papel, ficou assim... Com uma carinha de macaco assim", disse.


Após a fala da servidora, os alunos repudiaram e a advertiram. "Chamou ele de macaco, racista", diz uma estudante.


O vídeo, que também foi postado pelo deputado estadual Renato Freitas (PT), mostra que a agente voltou a repetir o termo.


A gravação mostra a servidora se referindo ao aluno dizendo: "Não é nem preto. Onde esse menino é preto? Onde que eu chamei ele de preto".


Ainda no vídeo, uma estudante questiona a servidora se ela "acha normal xingar a pessoas?". Em seguida, a mulher responde: "Quem? Xingou o quê?".


A defesa da servidora disse que a alusão feita por ela "não é revestida de qualquer ofensa a honra", e não pode ser comparada à prática de um crime de injúria racial.


Turma estava sem professor

De acordo com o diretor do colégio Jailson da Silva Neco, tudo ocorreu na quarta-feira (21) em uma turma do 9º ano. Ele afirmou que a sala estava sem professor e, por isso, a agente educacional estava com os alunos.


Ainda conforme o diretor, a servidora apresentou um atestado médico nesta quinta-feira (22) e está afastada.


"Repudiamos toda e qualquer forma de tratamento discriminatório, de racismo. O que aconteceu na nossa escola é inaceitável. Todas as providências foram tomadas. A servidora não está mais no colégio Lysimaco. Foi feito um procedimento administrativo junto ao Núcleo Regional de Educação (...). São assegurados a ampla defesa e o contraditório. Queremos parabenizar os alunos que insurgiram com relação a essa prática. A direção fez todos os registros, todos os procedimentos protocolares. Nós esperamos ter uma solução mais breve possível que atenda o interesse do estudante. A razão de ser da escola é o nosso aluno", afirmou o diretor.


A polícia informou ao g1 que na manhã desta quinta-feira (22) um Boletim de Ocorrência foi registrado e que apura o crime de injúria racial.


O que diz a Secretaria de Educação do Paraná

A Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed) disse em nota que repudia qualquer ato racista e que recebeu o estudante, acompanhado da mãe. Ele se queixou da atitude da servidora, segundo a Seed.


"Em seguida, a direção promoveu falas em sala de aula a respeito do combate ao racismo e da importância do respeito à diversidade étnico-racial. A secretaria analisará o caso, apurando os fatos e tomando as providências administrativas cabíveis", disse a nota.


De acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná (Seed), a agente educacional será remanejada.


'Conduta criminosa'

A app sindicato, que representa os professores e funcionários públicos de escolas do Paraná, divulgou uma nota em que diz repudiar profundamente o episódio.


A organização afirma ter entrado em contato com a escola para manifestar solidariedade aos adolescentes envolvidos e sugeriu medidas coercitivas e corretivas quanto à atitude da servidora, que o sindicato chamou de "conduta criminosa".


A APP disse também ter acionado o conselho tutelar e autoridades competentes para acompanhar a evolução do caso. A nota afirma, ainda, que o sindicato tem um compromisso permanente com o combate ao racismo dentro e fora das escolas.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo