SaĂșde

Medo e vergonha dificultam o diagnóstico de cerca de 90% destes doentes

Por Notícias Ao Minuto

19/06/2023 às 00:25:26 - Atualizado hĂĄ
Notícias Ao Minuto

Com o objetivo de desmistificar o estigma associado a esta patologia e fazer com que os doentes procurem um especialista, a Medtronic, com o apoio do Movimento Pela ContinĂȘncia e Disfunção Pélvica, lançou a campanha de sensibilização 'A Mochila Mais Pesada'. "A incontinĂȘncia é uma patologia com um elevado impacto na vida dos doentes", afirma Ricardo Pereira e Silva, urologista do Hospital Santa Maria, no Centro Hospitalar e UniversitĂĄrio Lisboa Norte, citado em comunicado.

"Apesar de dispormos de um vasto leque de opções terapĂȘuticas, o elevado estigma social faz com que muitos doentes vivam esta doença em silĂȘncio, dificultando o diagnóstico e o tratamento. Embora seja uma patologia invisĂ­vel, tem um grande impacto na sociedade", acrescenta.

A incontinĂȘncia é também uma doença com uma forte carga emocional. O medo, a depressão ou a ansiedade são apenas algumas das consequĂȘncias adicionais com que muitos doentes acabam por se deparar. Apesar de não existirem muitos estudos que tenham avaliado o impacto emocional da incontinĂȘncia fecal nos doentes, estima-se que cerca de 40% sofre de perturbações psiquiĂĄtricas ou problemas de saĂșde mental. "Quando uma pessoa é diagnosticada com incontinĂȘncia, a sua vida muda por completo. Muitos de nós, que vivemos com esta doença, carregamos uma mochila cheia de medos, vergonha e inseguranças", explica Joana Oliveira, presidente do Movimento Pela ContinĂȘncia e Disfunção Pélvica. "É importante que os doentes procurem um médico que lhes dĂȘ soluções, mas também estĂĄ nas mãos de todos ajudarmos a aliviar o peso desta mochila, demonstrando mais sensibilidade e empatia.."

Embora a incontinĂȘncia fecal seja uma patologia frequentemente associada às mulheres ou aos idosos, esta pode atingir qualquer tipo de pessoa, independentemente do sexo ou da idade, em qualquer altura da vida. Por esse motivo, o Movimento Pela ContinĂȘncia e Disfunção Pélvica alerta para o facto de não devermos "estigmatizar as pessoas que vivem com este problema de saĂșde".


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo