Geral Gestores

Políticas públicas em defesa dos idosos são tema de encontro regional em Umuarama

Por O Bemdito

16/06/2023 às 09:05:33 - Atualizado há
O Bemdito

Gestores da Assistência Social de vários municípios da região se reuniram na última quarta-feira (14), no auditório da Secretaria-Executiva dos Conselhos de Umuarama para tratarem sobre recurso extraordinário do governo federal estabelecido pela Portaria 886/2023, a deliberação 78/2022 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/PR).

Também foi feita a capacitação para as equipes de serviços do Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família) e Paefi (Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos).

A portaria MDS nº 886 estabelece diretrizes e procedimentos para a execução de despesas extraordinárias em ações e serviços do Sistema Único da Assistência Social (Suas), com recursos para assistência financeira temporária, para custear os serviços das proteções sociais básica e especial nos municípios, estados e no Distrito Federal.

Entre os serviços contemplados estão o Paif, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Serviço de Proteção Social Básica para pessoas com deficiência e idosas, dentre outros serviços tipificados.

A reunião foi organizada pela assistente social Ilza Reghini. A secretária de Assistência Social de Umuarama, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, abordou a política municipal para a pessoa idosa e disse estar muito preocupada com acontecimentos recentes, no que diz respeito ao fechamento de instituições de longa permanência para idosos (ILPIs), as 'pousadas' para as quais municípios da região encaminham seus idosos.

Adnetra defende que cada município se estruture para atender essa parcela da população, mantendo-os próximos de suas famílias e do seu mundo. "É hora de lutarmos para que cada município consiga implantar políticas públicas e atender com dignidade essa faixa etária", apontou.

Os responsáveis pelas políticas públicas de cada cidade foram convidados pela secretária para que, na semana em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa Idosa (1º de outubro), organizem grandes ações nos seus municípios, como já acontece com a campanha em torno do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (18 de maio). "Precisamos nos unir para que consigamos avançar", defendeu.

A secretária Adnetra informou também que está em negociações com um conferencista de destacada atuação relacionada à terceira idade, para a realização de um grande movimento regional que deverá se chamar "Vidas idosas importam".

Cerca de 30 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais – 14% da população total do país em 2020. Projeções apontam que, em 2030, o número de pessoas idosas superará o de crianças e adolescentes até 14 anos. Os dados são do Boletim Temático da Biblioteca do Ministério da Saúde.

O Brasil está envelhecendo e o poder público precisa criar mecanismos para garantir um envelhecimento saudável e digno para a população. "É muito triste dar esta informação, mas nos primeiros três meses de 2023 o disque 100 registrou 202 mil atendimentos em todo o país. Houve um aumento de 97% se comparado ao mesmo período de 2022. É urgente a necessidade de ações em defesa dos nossos idosos", completou.

(Reportagem: Assessoria PMU)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo