Schreier revela que Redfall durante um longo tempo teve uma loja de microtransações e que, durante seu processo de desenvolvimento, 70% da equipe original responsável por ele deixou a Arkane por não acreditar no projeto. A reportagem também mostra que, após a compra da Bethesda pela Microsoft, muitos desenvolvedores esperavam que o título fosse cancelado ou reiniciado como uma experiência single player.
A reportagem também mostra que, contrariando as esperanças de desenvolvedores, a dona do Xbox decidiu adotar uma postura mais distante e permitiu que Redfall seguisse seu caminho, somente cancelando sua versão para PlayStation 5. Também há relatos de que a liderança da Arkane esperava que a "magia do estúdio" fosse acabar trabalhando e tornasse o game bom, apesar de seu processo de desenvolvimento complicado.
"Para ser claro, quando eu digo que 'muitos desenvolvedores' não queriam fazer Redfall, estou me referindo às pessoas no chão de fábrica (muitos dos quais deixaram a companhia), a liderança da Arkane é outra história", afirmou Schreier em sua conta no Twitter. Pelos relatos do repórter, parece que o jogo nunca teve uma visão muito clara do que queria ser e acabou sendo criado por uma equipe que não acreditava muito nele.
Segundo o analista Joost van Dreunen, o lançamento do game é uma prova de que a Microsoft precisa urgentemente de conteúdos atraentes para rivalizar com a Sony e com a Nintendo. "Minha esperança é que isso vai inocular o Xbox de repetir erros similares no futuro", afirmou ele à Bloomberg.