Geral Maringá

Decreto que regulamenta a Patrulha Escolar em Maringá é assinado

Foto: Letícia Tristão / CBN Maringá O decreto que regulamenta ações da patrulha foi assinado nesta quinta-feira, 25.

Por Da Redação

25/05/2023 às 19:57:25 - Atualizado há
Foto: Letícia Tristão / CBN Maringá

O decreto que regulamenta ações da patrulha foi assinado nesta quinta-feira, 25. As atividades lúdicas serão aplicadas pelos agentes da Guarda Municipal nas escolas.

O Rafael Ananias tem 10 anos e está no 5o ano. Ele foi um dos alunos que assistiu ao teatro apresentado pela Patrulha Escolar na escola Helenton Borba Cortes. Segundo ele, amou aprender que as forças de segurança são amigas e não são más.

“Tinha um menino que tinha medo dos policiais municipais porque a mãe dele falou que ele iria ser preso, só que era uma brincadeira da mãe e o policial municipal ensinou para um menino que não precisa ter medo que esses profissionais são amigos das pessoas”, diz.

Essa é uma das ações que a Patrulha Escolar vai realizar nas escolas a partir de agora. O supervisor da Patrulha Escolar da Guarda Municipal, José Paulo Almeida, explica que a intenção é usar de formas lúdicas para ensinar as crianças a serem precavidas e conscientes sobre a segurança.

“Temos um projeto que ele propõem estratégias onde por meio do teatro utilizamos uma linguagem lúdica para fazer com que os alunos adquiram uma consciência de segurança e que tenham um olhar mais atento ao espaço onde eles estão. Eles mesmos podem nos ajudar a cuidar da própria segurança, tendo algumas noções, percebendo pessoas estranhas em volta da escola, ou seja, ele vai aprender a ter essa identificação”, ressalta.

Ações da Patrulha Escolar nas escolas já eram previstas em lei municipal de 2017, mas não havia decreto que regulamentasse. O decreto 1.164 de 2023 foi assinado nesta quinta-feira, 23, explica o prefeito Ulisses Maia. As escolas já tem há cerca de dois meses segurança privada na porta das escolas, diz o prefeito.

“A regulamentação de uma lei municipal que cria patrulha escolar, nós estamos em um processo de avanço bastante de segurança nas nossas escolas, colocamos o alarme monitorado 24 horas por dia, depois daqueles episódios lamentáveis que ocorreram em algumas escolas no Brasil, nós colocamos a segurança privada em cada Cmei de Maringá”, explica.

A secretária de Educação, Nayara Caruzzo, fala da importância dessas ações para as crianças.

“A segurança faz parte desse processo do protocolo de segurança que a gente adotou visto todas as medidas que ocorreram nos últimos tempos”, ressalta.

Ouça a reportagem na CBN Maringá.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo