Litoral Paranaguá

Procon de Paranaguá tem média de 400 atendimentos por mês

O Procon é uma instituição de defesa do consumidor no Brasil e tem como objetivo proteger os direitos dos consumidores e mediar conflitos entre consumidores e fornecedores de produtos ou serviços.

Por Da Redação

25/05/2023 às 07:56:38 - Atualizado há

O Procon é uma instituição de defesa do consumidor no Brasil e tem como objetivo proteger os direitos dos consumidores e mediar conflitos entre consumidores e fornecedores de produtos ou serviços.

Em Paranaguá, o Procon tem atendimento em sua sala no Terminal Urbano, no Centro de Paranaguá. Com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira, o órgão realiza em média 400 atendimentos/mês e a maior procura está relacionada a cancelamento de contratos de seguros, empréstimo e cancelamento de planos de telefonia e empréstimos consignados.

A coordenadora do Procon, Valquiria Aparecida Costa explica que para realização do atendimento o cidadão deve apresentar cópia do RG, CPF, cópia do contrato e extrato bancário (no caso de situações com empréstimos consignados), ou cópia de fatura (no caso de telefonias), nota fiscal do produto ou outro documento que represente a reclamação.

"O Procon atua de diversas maneiras para garantir a proteção dos consumidores. Ele orienta os cidadãos sobre seus direitos, promove a educação e conscientização sobre o consumo responsável, intermedia junto à empresa citada pelo consumidor, entre outros serviços", comenta.

Valquiria Costa observa que caso um consumidor se sinta lesado em uma relação de consumo, ele pode buscar o Procon para registrar sua reclamação e solicitar auxílio na resolução do problema. O Procon realiza a análise da situação e busca uma solução amigável entre as partes.

"Temos resolução do ocorrido em 80% dos casos, contudo, quando não é possível chegar a uma solução na mediação do conflito, são feitas declarações a pedido do consumidor para recorrer ao Juizado Especial", informa.

Valquiria ainda salienta que os aposentados e pensionistas precisam estar atentos. "O INSS não liga para fazer a prova de vida. Em hipótese alguma o cidadão deve enviar foto do seu rosto ou dos seus documentos via WhatsApp, pois é uma assinatura digital", alerta

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