Geral Toledo

Comitiva do Ministério do Trabalho visita Agência do Trabalhador de Toledo

Como estratégia de aproximação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine) com as agências regionais e estaduais, uma comitiva nacional está realizando uma jornada nas principais praças do Brasil para levantar as "dores" (demandas) de cada região, além de conhecer as experiências exitosas dos locais visitados.

Por Da Redação

24/05/2023 às 14:50:34 - Atualizado há

Como estratégia de aproximação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Sistema Nacional de Emprego (Sine) com as agências regionais e estaduais, uma comitiva nacional está realizando uma jornada nas principais praças do Brasil para levantar as "dores" (demandas) de cada região, além de conhecer as experiências exitosas dos locais visitados. Essa jornada é chamada de "AproSine". A Agência do Trabalhador de Toledo foi selecionada para receber o coordenador nacional do Sine, Farley Nunes, que estava acompanhado da Técnica do MTE, Fátima Valente, do desenvolvedor de sistemas da empresa DataPrevi, Carlos Caminha e demais representantes. 

O secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo e o diretor da Agência do Trabalhador de Toledo, Rodrigo Souza recepcionaram a comitiva, que também contou com a presença do diretor geral da Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda (SETQR), Kevin Luan Bossa, a diretora de Fomento e Renda da SETQR, Adriana Kampa, o Chefe do Escritório Regional do Trabalho em Toledo, Walmor Lodi e o diretor da Agência do Trabalhador de Marechal Cândido Rondon, Sérgio Marcuci. 

A Técnica do MTE, Fátima Valente, mencionou o excelente trabalho desenvolvido pela Agência do Trabalhador. "Toledo é o quarto maior captador de vagas no ranking estadual nos últimos quatro meses. Além disso, conta com um sistema paralelo para aproximar o trabalhador das vagas. Estamos aqui para mostrar que temos um sistema que poderá abarcar as necessidades de Toledo e de todo o contexto nacional. Tudo precisa de mudanças, mas vamos desenvolver cartilhas, vídeos de orientação e melhorar a qualidade do atendimento aplacando as necessidades primárias do sistema", pontuou. 

O coordenador do Sine Nacional, Farley Nunes, teceu inúmeros elogios à forma de condução e ao vanguardismo da Agência do Trabalhador de Toledo. "A nossa vinda aqui foi para entender o que vocês estão fazendo, já que realizam ações bem distintas de outras agências da rede Sine. Para verificar o uso da tecnologia em função das necessidades locais. Pontuamos esse distanciamento do Governo Federal, que ocasionou uma natural procura por soluções próprias para resolver os problemas locais. Ficamos impressionados, pois vocês estão utilizando de forma manual e fora aquilo que nós deveríamos ter dentro do nosso sistema", elogiou Farley. 

Nesse sentido, a Coordenação Nacional do Sine veio apresentar soluções que estão disponíveis e que estão sendo construídas para todo o Brasil. "Essas soluções já estão alinhadas com os processos que vocês desenvolveram em Toledo e de forma integrada. Por isso vocês estão de parabéns, pois as iniciativas dentro do contexto municipal estão muito acertadas e alinhadas com aquilo que o governo espera do comportamento da rede em nível nacional", acrescentou o coordenador nacional. 

O representante da empresa que elabora os sistemas para o Ministério do Trabalho, a DataPrev, Carlos Caminha, avaliou de forma positiva a passagem pelo município. "Para que a gente consiga aumentar a efetividade do emprego, nós precisamos entender as dores e necessidades do Sine. E só entendendo a realidade e a necessidade dessas pessoas que estão operando o sistemas é que a gente vai poder criar uma solução para melhorar a empregabilidade. A Agência do Trabalhador de Toledo está fazendo um trabalho ímpar no Brasil. Com o pouco que tem estão conseguindo resultados extraordinários. Estão entendendo o cliente, fazendo uma captação de vagas bem efetiva, entendendo as necessidades da região e direcionando as pessoas de forma que elas permaneçam no emprego. Nós queremos aproveitar várias ideias e replicar para outros estados", salientou o desenvolvedor. 

O secretário municipal, Diego Bonaldo, comemorou o resultado da visita com o diretor Rodrigo Sousa e demais membros da equipe. "O mais interessante é que o trabalho que está sendo desenvolvido aqui está linkado com o trabalho que está sendo desenvolvido lá no Ministério do Trabalho. Isso demonstra a vanguarda que Toledo tem nessa tratativa de emprego e o quanto conseguimos integrar as demandas, isso é importante. Abertura de vagas, busca pelas empresas, toda essa parte de qualificação, integração com as empresas. Isso demonstra esse cenário positivo de Toledo e da Região Oeste. Essa visita veio para agregar muito", avaliou Bonaldo. 

"Foi muito positivo a gente trocar experiência, principalmente daquilo que a gente tá fazendo aqui poder levar para outros lugares e receber aquilo que eles trazem de positivo. Fiquei feliz em saber que o Governo Federal tem pensado nesse sistema, de resolver aquilo que nós fazemos de forma manual, possibilitando aproveitar mais o direcionamento da nossa equipe. Fiquei mais contente ainda por recebermos um convite para participar dessas discussões junto com a equipe nacional para ajudar nessa construção de ferramentas não no Paraná, mas compartilhar aquilo que a gente faz para resolver nossas necessidades com as necessidades de um país inteiro. São poucas cidades que, assim como nós, tem avançado nesse processo. Que bom que o Ministério do Trabalho está criando essa condição para a gente melhorar o nosso trabalho", comemorou Rodrigo Souza.

Na ocasião foram apresentados dados regionais, situando Toledo para os visitantes, além dos projetos desenvolvidos no município e a dinâmica tratada em cada situação. Antes de seguirem viagem, os visitantes conheceram a estrutura da Agência do Trabalhador e alguns procedimentos realizados no atendimento de trabalhadores e empresas.

Fonte: Toledo News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo